Um relatório do setor de inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro indica que o Comando Vermelho opera de maneira organizada em 70 dos 92 municípios do estado, representando mais de 70% do território fluminense. Rodrigo Viga detalhou o assunto.
Confira na íntegra em: https://youtube.com/live/xfJqo0pSRMQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Um relatório do setor de inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro indica que o Comando Vermelho opera de maneira organizada em 70 dos 92 municípios do Estado, ou seja, representa mais de 70% do território fluminense.
00:17Vamos conversar com o Rodrigo Viga, direto do Rio de Janeiro, que traz mais detalhes pra gente desse levantamento, né Viga? Bom dia pra você, boa semana.
00:24Tudo bem, Soraya? Bom dia pra você, pro Nonato, pro nosso ouvinte, espectador e internauta da Jovem Ponte, que tem falado muito sobre facções criminosas, sobre expansão territorial, avanço do Comando Vermelho e um relatório feito internamente pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, dá um verdadeiro diagnóstico, né, a verdadeira ressonância magnética da presença desse grupo criminoso, dessa facção criminosa aqui no território fluminense.
00:52O Estado do Rio de Janeiro, Soraya, tem 92 cidades e as facções criminosas estão presentes em 77 delas, ou seja, 92 menos 77 significa dizer que apenas 15 municípios do Estado do Rio de Janeiro não tem a presença dominante de uma facção criminosa.
01:11Você vai me perguntar que cidades são essas? Aqui, capital, região metropolitana, Baixada Fluminense, tá tudo dominado, como diz a música, apenas pequenos municípios, pequenas cidades como São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo, São Sebastião do Alto, são pequenas cidades da região serrana, com uma população de 10, 15, 20, no máximo 25 mil pessoas,
01:33aí não tem a presença de uma facção criminosa dominante, até porque por serem cidades muito pequenas, talvez o negócio não dê retorno, não dê lucro.
01:43E aí, esse mapeamento feito pela inteligência da Polícia do Rio de Janeiro, envolvendo quase 1.650 áreas e também locais, aponta o seguinte,
01:541.036 áreas, ou seja, 62,8% são controladas pelo Comando Vermelho, 340, 20,6% pelo Terceiro Comando Puro, que tem várias gradações, são grupos e subgrupos dentro do TCP,
02:09229, 13,9% pela Milícia e 43, ou apenas 2,6% pela ADA, o grupo que é conhecido como Amigo dos Amigos, ou seja,
02:20é mais um retrato da dificuldade que as forças de segurança do Rio, com apoio das forças federais, vão ter para retomada de territórios a partir do ano de 2026,
02:32é o que está previsto na ADPF das favelas, lembrando que essa facção criminosa, o Comando Vermelho, está presente aí em boa parte do território fluminense,
02:43no ano passado, anunciou a campanha de expansão nacional e também em nível local, na semana retrasada, naquela mega operação da Penha do Alemão,
02:52o alvo principal foi justamente essa facção criminal, a situação difícil, complexa, bastante desafiadora, como está sendo também a segunda-feira do meu amigo Roberto Nonato.
03:04Tem um amigo meu, de origem espanhola, que disse o seguinte, o sol está de volta, abre a janela, mira sol, mira o sol, viu, Soraya?
03:14Ai, vocês não existem, mas falando nos seus dados, né, só escancaram o tamanho do desafio que é a segurança pública, principalmente aí no Rio de Janeiro.
03:26Obrigada, Viga, pelas informações, até já, tá?
Seja a primeira pessoa a comentar