Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Centrais sindicais protestaram na Avenida Paulista contra a taxa de juros e fizeram críticas ao atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Os sindicalistas avaliaram a sua semelhança com o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto. Marcelo Mattos detalhou o assunto.
📺 Confira na JP News 👉 https://youtube.com/live/xoeqoIhnWyU


Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Centrais sindicais protestaram na Avenida Paulista contra a taxa de juros e fizeram críticas ao atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
00:10A reportagem é de Marcelo Matos.
00:13Centrais sindicais condenam a política de juros do Banco Central, que freia investimentos e geração de empregos no Brasil, reclama o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna.
00:27Prejudica a produção, prejudica o consumo e prejudica, digamos assim, o investimento. Então é importante que haja um debate na sociedade para a redução da taxa.
00:39No ato aqui na Avenida Paulista, os sindicalistas lembraram das fortes críticas à condução de Roberto Campos Neto à frente do BC, mas identificam agora nenhuma mudança em relação a Gabriel Galípolo na condução do Banco Central.
00:56O governo Lula chegou até a trocar o presidente do Banco Central, venceu o mandato do outro, mas esse que aí está continua a mesma política, só mudou o nome do comandante.
01:08A gente nem sabe se houve mudança, porque na realidade a política continua a mesma.
01:12Então a taxa de juros menor, para nós, é fundamental porque ela melhora a produção, ela melhora os investimentos e ela melhora também o consumo.
01:20O mercado de trabalho aquecido e a baixa produtividade brasileira não atendem à demanda e, consequentemente, o país repete o voo de galinha, cresce e não consegue uma alta do PIB sustentável.
01:35Após ciclo de altas para conter a inflação, a Selic atingiu 15% em setembro de 2025.
01:44O Comitê de Política Monetária não demonstra sinal para queda ainda em 2025.
01:49O menor nível ocorreu em 2020, 2%, com baixas a partir de 2017.
01:582026 é ano de eleição, gastos públicos em alta e pressões políticas pelo início da baixa são esperadas.
02:09Se antes o culpado era Roberto Campos Neto, chamado pelo governo Lula de herança maldita de Jair Bolsonaro e principal empecilho para a retomada econômica,
02:22o seu sucessor escolhido pelo PT, Gabriel Galípolo, mantém a mesma política ancorada nos mesmos fundamentos do seu antecessor, fundamentos criticados pelo PT.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado