Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (31), a oitava fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no Tocantins. Segundo as investigações, os envolvidos recebiam propina por meio de emendas parlamentares e lavavam o dinheiro por meio de contratos superfaturados. A ação conta com mandados de busca e apreensão e apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União, com o objetivo de desarticular toda a rede de corrupção.
Reportagem: Igor Damasceno

Confira na íntegra: https://youtube.com/live/t-8B6mL6F5I

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#TempoReal

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Mais uma operação da Polícia Federal, uma nova fase da Operação Overclaim que investiga desvio de emendas parlamentares.
00:09Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão aqui na capital federal, nos estados de Tocantins e também em São Paulo.
00:18O Igor Damascena é quem tem as informações e nos conta agora. Igor.
00:22Olá, é isso mesmo. Nesta fase da Operação Overclaim, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão aqui em Brasília e também nos estados de Tocantins e de São Paulo.
00:36De acordo com as investigações da Polícia Federal, ex-secretários municipais e estaduais estariam por trás do recebimento de propina do dinheiro oriundo de emendas parlamentares.
00:49Dinheiro público que seria devolvido para a população em forma de obra, teriam sido desviados para o pagamento de propina por causa de fraude em licitações no estado do Tocantins.
01:02Eu apurei que entre os alvos desta fase da Operação estão Cláudio Aparecido, Quaresimim, ex-secretário extraordinário de parcerias e investimentos de Tocantins,
01:13Éder Martins Fernandes, ex-secretário executivo de educação do Tocantins,
01:19Ítalo Moreira de Almeida, ex-diretor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, no estado de Goiás,
01:26e Luiz Cláudio Freire de Souza, França, advogado e secretário-geral do Podemos.
01:32Todos eles podem responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
01:45Esta é a quarta fase da operação.
01:47Em fases anteriores, a Polícia Federal mirou uma organização criminosa que também estaria desviando verba pública por causa de fraudes em contratos, em licitações.
02:00Na oportunidade, essa organização teria movido algo em torno de R$ 1,4 bilhão, sendo que R$ 825 milhões são exatamente de dinheiro público que seria revertido para obras para a população.
02:16A nossa equipe tentou entrar em contato com a defesa de cada um desses investigados e dos alvos dos mandados de busca e apreensão, mas até o momento não conseguiu retorno.
02:27Voltamos ao estúdio.
02:29Obrigada, Igor Damasceno, pelas informações.
Comentários

Recomendado