A Polícia Federal vai investigar se a megaoperação contra o PCC foi vazada. O inquérito apura se o esquema bilionário contou com a facilitação ou aviso de agentes públicos. O repórter David de Tarso detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Polícia Federal vai investigar se essa mega operação que a gente está repercutindo aqui durante os nossos telejornais contra o PCC, ela foi vazada.
00:08Pois é, essa informação chegou pra gente, inclusive foi o monitoramento do nosso repórter, jornalista especializado em polícia, David de Tarso,
00:18que vai chegar agora com todos os detalhes pra gente direto da capital paulista.
00:22David, boa tarde, obrigada pela parceria novamente aqui em tempo real com a gente.
00:27Então, por que que houve essa informação de um suposto vazamento? Isso teria prejudicado, de alguma forma, a investigação?
00:34Prejudicou, viu, Márcia? Muito boa tarde a você, ao Bruno e também a todos que nos acompanham nas plataformas da Jovem Pan News.
00:41Isso porque dos 14 mandados de prisão que foram expedidos contra os membros do PCC, somente seis pessoas foram efetivamente detidas.
00:49Ou seja, a gente ainda tem oito que estão foragidos.
00:53Foi uma operação que envolveu mil e quatrocentos agentes, não só da Polícia Federal, mas de outras forças de segurança,
01:01como Polícia Militar do Estado de São Paulo, dos outros estados, então, onde foram cumpridos esses mandados.
01:07Mas tem pessoas importantes que acabaram escapando dessa operação, dessa mega operação maior da história já registrada contra o crime organizado.
01:15Entre eles está o Mohamed Hussein Murad, ele que é conhecido como o João Primo, né, ou alguns também o consideram como o Jumbo.
01:25Ele, de acordo com as investigações, é a peça-chave, o principal articulador entre os postos de combustíveis e também as fintechs.
01:33Outro é o Roberto Augusto Leme da Silva, o Beto Louco, que também operava, então, essa rede de postos de combustíveis do PCC.
01:41A Polícia Federal abriu uma investigação para identificar se algum agente, seja ele da Polícia Federal, da PRPF ou de outra frente de força de segurança,
01:53que tenha vazado as informações e, com isso, também possibilitou a fuga dessas oito pessoas que deveriam ter sido presas e ainda estão foragidas, Marcia.
02:02Agora, David, tem muita gente que não entende ainda como uma fintech funciona.
02:07E depois dessa operação, algumas coisas vão ser transformadas na legislação para ter mais segurança, né?
02:14Agora, a fintech vai ter que apresentar uma documentação, uma movimentação, todo o histórico de movimentação dessa fintech vai ter que ser apresentado, né,
02:24realmente para a Receita Federal para poder saber se está batendo os valores ou não.
02:28Porque, na real, antes dessa operação acontecer, o negócio estava muito solto, né, David?
02:33Sem dúvidas. E até houve uma manifestação durante a investigação, porque, normalmente, essas fintechs e o PCC operavam por bolsões, contas bolsões.
02:43O que significa isso?
02:44Normalmente, essas contas bolsões são várias pessoas que acabam fazendo movimentações financeiras.
02:50E uma outra questão também que a Polícia Federal levantou e a própria Receita Federal disse que dificulta muito o rastreio desses recursos
02:59é justamente onde a pessoa que vai até um posto de combustível do PCC, por exemplo, faz a transação por meio do pagamento da maquininha de cartão.
03:08Esse recurso já era diretamente direcionado à fintech e, depois, esse dinheiro era pulverizado por meio dessas transações que eles faziam
03:15entre essas mais de 40 instituições que foram identificadas nessa operação.
03:20Por isso, fica muito difícil você fazer o rastreio desse recurso.
03:24E aí, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vai também impor uma resolução
03:29para que as fintechs também dê explicações iguais os bancos fazem normalmente.
03:36Espera, uma nova legislação tem que ser feita, então.
03:39Obrigada, viu, David de Tarso, pelas suas informações. Parabéns pelas apurações de sempre.
Seja a primeira pessoa a comentar