Cristiano Beraldo criticou o presidente Lula (PT) por usar a crise diplomática para atacar o dólar e a soberania dos EUA e avaliou a possível queda do encontro entre os líderes na Ásia.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/CgAVoZCOc_8
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E a porta-voz da Casa Branca, Caroline Levitt, jogou um balde de água fria na expectativa do governo brasileiro de uma reunião entre Donald Trump e Lula no domingo.
00:10Em coletiva de imprensa, a representante da gestão americana detalhou a agenda oficial do presidente Donald Trump, que não consta nenhum encontro com o presidente brasileiro, mas confirma sua ida à cúpula na Ásia.
00:22A ausência de Lula na lista reforça o clima de tensão diplomática entre Brasília e Washington, em meio a divergências sobre política, comércio, economia e drogas.
00:33Segundo informações do nosso correspondente internacional, Eliseu Caetano, falas recentes do governo brasileiro causaram irritação na Casa Branca, como a de hoje, onde o chefe do executivo voltou a criticar o dólar como moeda comercial global.
00:48Deixa eu já chamar o Cristiano Beraldo, chegando aqui em Os Pingos nos Is. Quero já a sua análise, Beraldo, sobre essa frustração. Por enquanto, nada de oficial previsto para um encontro entre Lula e Trump.
01:04Pois é, Nelson Kobayashi, realmente o presidente brasileiro não perde a oportunidade de falar coisa errada na hora errada, numa circunstância em que o Brasil encontra-se completamente fragilizado diante do mundo.
01:18Foram impostos ao Brasil tarifas extremamente excessivas, onde o presidente norte-americano Donald Trump escreveu uma carta ao presidente brasileiro, uma carta aberta, que foi publicada, alegando motivos não econômicos, mas motivos políticos.
01:35Fazendo reclamações objetivas sobre a condução do poder judiciário brasileiro e a forma como que empresas norte-americanas e cidadãos norte-americanos estão sendo alvo de decisões arbitrárias e cerceamento da liberdade de expressão.
01:53Depois disso, muita coisa aconteceu e nas últimas semanas, depois de uma manifestação espontânea do presidente norte-americano em seu discurso na ONU,
02:05dizendo que encontrou rapidamente com o presidente brasileiro e que entre eles surgiu uma química muito boa e que ele estava muito otimista com o diálogo entre ele e o presidente brasileiro,
02:16criou-se uma expectativa de que seria possível reverter essa situação a partir do diálogo.
02:23E começou a se construir uma agenda de um encontro para tratar de forma objetiva, entre dois chefes de Estado, dos assuntos que interessam em relação ao Brasil,
02:33interessam aos Estados Unidos e em relação aos Estados Unidos que interessam ao Brasil.
02:36Na semana passada tivemos aquele encontro entre o chanceler brasileiro e o secretário de Estado norte-americano.
02:42As notícias depois daquele encontro não foram muito claras, não houve muita transparência no que foi tratado, na forma como os assuntos foram tratados,
02:52criou-se esse suspense e agora tivemos hoje o presidente brasileiro voltando a atacar o dólar,
02:58que é uma loucura, é uma absoluta insanidade, não apenas porque o Brasil não tem nenhuma condição de ficar sem o dólar como a sua moeda de referência para o comércio internacional,
03:09mas porque dos BRICS, China e Rússia não estão tratando desse assunto.
03:14Aliás, eles negaram interesse em tratar desse assunto nesse momento e que isso era uma iniciativa exclusivamente brasileira.
03:21Sendo uma iniciativa brasileira, exclusivamente brasileira, neste ambiente comercial geopolítico que vivemos,
03:28a desimportância do Brasil coloca o presidente brasileiro simplesmente na posição de falastrão,
03:35quiçá de bobo da corte, mas aí, Coba, eu tenho que lembrar que o nosso presidente de bobo, ele não tem absolutamente nada.
Seja a primeira pessoa a comentar