Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 7 semanas
Transcrição
00:00Os serviços e projetos que dependem do governo dos Estados Unidos, aliás, estão em risco por conta do shutdown, a paralisação das atividades do governo federal.
00:11Para quem não se lembra, o shutdown já dura 22 dias, pois é, e a NASA é uma das agências mais afetadas. Felizmente, alguns programas estão sendo salvos. Vamos ver.
00:30Em abril de 2029, o imenso asteroide Apophis passará pertinho da Terra. A rocha espacial tem cerca de 340 metros de comprimento, mais ou menos o tamanho da Torre Eiffel.
00:43Ele foi descoberto em 2004 e, na época, chegou a preocupar a comunidade científica. As estimativas iniciais apontavam uma chance de 2,7% de colisão com o planeta. O nome Apophis, inclusive, é uma referência ao deus egípcio do caos e da destruição.
01:00Durante os últimos 20 anos, cientistas o monitoraram constantemente. Em 2021, novos cálculos confirmaram que não há risco de impacto nos próximos 100 anos, o que levou a retirada do asteroide da lista de ameaças.
01:13Ainda bem. Caso se chocasse com a Terra, ele teria potencial para gerar uma catástrofe regional, devastando cidades inteiras e causando danos em uma área de centenas de quilômetros quadrados, dependendo de onde o impacto ocorresse.
01:26O asteroide deve passar a uma distância impressionantemente curta, cerca de 36 mil quilômetros, dentro da órbita de satélites geoestacionários. A rocha espacial poderá ser vista a olho nu em algumas regiões do globo.
01:39O que era um susto. Virou uma grande oportunidade de estudos. E após ameaças de cancelamento, a NASA manteve o plano de seguir com a missão OSIRIS-APEX, uma sonda espacial que sobrevoará o Apophis.
01:52A missão ganhou um fôlego extra de última hora. 20 milhões de dólares foram aprovados na proposta orçamentária da Câmara dos Estados Unidos para garantir as operações básicas no próximo ano fiscal.
02:05A paralisação do governo americano, em curso desde 1º de outubro, suspendeu parte das atividades científicas e técnicas da NASA.
02:12Embora a rocha espacial não ofereça risco imediato de colisão, ela continuará passando periodicamente pela vizinhança da Terra, o que mantém o interesse científico e a atenção dos astrônicos.
02:24Além disso, a aproximação de 2029 será uma chance rara de observar em tempo real como a força gravitacional de um planeta pode modificar um asteroide, provocando tremores, deslizamentos, mudanças na rotação e até pequenas variações em sua órbita.
02:39A missão aproveita a sonda OSIRIS-REx, que coletou amostras do asteroide Bennu em 2020 e as empregou à Terra em 2023.
02:48O equipamento principal continua em perfeito estado e foi redirecionado para um novo destino.
02:53O governo de Donald Trump incluiu a OSIRIS-APEX em uma lista de missões da NASA a serem encerradas.
02:59No total, os cortes fariam o orçamento da agência cair quase 25%, quase 25 bilhões de dólares para pouco menos de 19 bilhões de dólares.
03:08Embora a OSIRIS-APEX tenha garantido recursos até 2027, o financiamento da agência passa por revisões anuais, o que deixa o futuro do projeto dependente de novas aprovações no Congresso.
03:19Por outro lado, outras missões da NASA continuam com um ponto de interrogação.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado