Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior impacto pelo tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump. Foram cerca de US$ 236 milhões perdidos na exportação, que caiu em mais de 50% em setembro. O repórter Rodrigo Costa detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos pra Minas Gerais, porque Minas foi o estado brasileiro com maior impacto pelo tarifácio do presidente norte-americano Donald Trump.
00:10A gente recebeu esses números e quem vai atualizar é o Rodrigo Costa, que vai chegar com a gente agora.
00:16Por que que foi Minas e não foi São Paulo, não foi Rio? Conta pra gente, Viga, boa tarde.
00:21Boa tarde, Márcia. Bruno, tem explicação do motivo do porquê Minas Gerais e também é importante a gente ressaltar que esses dados do estudo da Fundação Getúlio Vargas se referem ao mês de setembro.
00:36Um levantamento da instituição mostrou que houve um prejuízo de 236 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 1 bilhão e 200 milhões de reais em relação a esse tarifácio.
00:48A redução foi de 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
00:54De acordo com a FGV, setembro foi o primeiro mês completo após a medida e, por isso, pode ser considerado um bom termômetro dos impactos na economia.
01:05Conforme o estudo, respondendo a sua pergunta, Márcia, Minas foi o estado mais afetado porque a redução nas exportações atingiu tanto os produtos taxados quanto aqueles que continuaram isentos.
01:18Isso quer dizer que as vendas sem aplicação do imposto não foram suficientes para compensar as perdas.
01:24Ao fazer a comparação, por exemplo, com o mesmo período, com o mesmo mês do ano passado, dois produtos ajudam a explicar o cenário atual.
01:34O café não torrado, que passou a ser taxado e teve queda de 22,6% nas exportações.
01:41E o ferro fundido bruto, que mesmo isento de tarifa, registrou redução de 58,3%.
01:50Esses são os dados, portanto, desse estudo da FGV, da Fundação Getúlio Vargas, que mostram que o estado de Minas Gerais teve perda de valor com exportações aos Estados Unidos entre todos os estados brasileiros.
02:02Rodrigo Costa de Minas Gerais, com as informações, os números sobre as sanções anunciadas pelo governo americano, atingindo diretamente o estado mineiro.
02:14A gente volta já já a conversar com outras informações de Minas Gerais.
02:17A gente volta já a conversar com outras coisas.
Seja a primeira pessoa a comentar