Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Ibama autorizou a Petrobras a realizar estudos de viabilidade para exploração de petróleo na Margem Equatorial, a cerca de 500 km da Foz do Amazonas, em plena COP30, gerando debates sobre impactos ambientais e sustentabilidade. No quadro JP Sustentável desta quarta-feira (22), a comentarista Patrícia Costa analisou o assunto.
Reportagem: Patrícia Costa

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/i3NtS7-tTCk

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A licença concedida pelo Ibama a Petrobras para perfurar a foz do Rio Amazonas já virou alvo de questionamentos na justiça.
00:10Isso porque ambientalistas pedem a suspensão imediata das atividades, alegando riscos ao meio ambiente e também falta de transparência no processo de licenciamento.
00:20A Patrícia Costa está conosco aqui no estúdio, vai analisar mais um capítulo polêmico em relação a tudo isso, Patrícia, e também que outros riscos ambientais esses ambientalistas têm apontado diante dessa licença.
00:34Polêmico e preocupante, Soraya. Bom dia, bom dia, Nonato, também bom dia a todos.
00:40Olha, além de incoerente, né, nas vésperas aí da COP30, esse discurso, né, de que a gente vai liderar a transição energética e ao mesmo tempo liberar a perfuração de novos locais para se extrair petróleo.
00:54Olha, a COP30, ela vai discutir aí o fim dos combustíveis fósseis e o aumento de investimentos na transição energética e levar todo esse investimento para energia eólica, solar e outros tipos de energia,
01:08como o hidrogênio verde, por exemplo, que também pode trazer desenvolvimento econômico principalmente para o nosso país, que pode liderar essa pauta no mundo com a abundância que existe hoje.
01:20A gente sabe que o Ibama sofreu pressões políticas internas para liberar, né, essa licença para a Petrobras e também existe um termo aí usado quando a gente analisa impacto ambiental que chama localidade vocacional.
01:36Ou seja, por si só, o dano que pode ser causado naquela região, mesmo com estudos, mesmo com testes de emergência, é, por si só, esse dano pode ser tão irreversível que não deveria se nem colocar isso em pauta para análise.
01:52Por isso que o Ibama sempre negou essa liberação aí a Petrobras.
01:56O Brasil, né, o governo brasileiro, alega que isso é imprescindível ali para o desenvolvimento econômico da região e também pela necessidade de petróleo.
02:06Mas se todos esses investimentos fossem para a gente estudar ciência, tecnologia, transição energética, com certeza os cientistas e também economistas defendem que esse planejamento econômico poderia ser feito com mais coerência com aquilo que a gente quer demonstrar para o mundo.
02:23Então, se a gente quiser manter o aquecimento global do planeta limitado a 2 graus, não ultrapassando 1,5 grau, neste momento a gente está com 1,3, a gente deve acabar com o uso de combustíveis fósseis.
02:36Como isso não pode ser feito da noite para o dia, a transição é necessária e não a perfuração de mais petróleo, principalmente às vésperas da COP30.
02:45Para mim, a gente enterra neste momento a discussão que vai ter na conferência de liderar, porque no discurso a gente diz uma coisa e na prática a gente tem liberado algo que especialistas dizem que o impacto pode ser irreversível.
02:59Pois é, um derramamento de petróleo, né, que pode ser incontrolável.
03:03Tem corrente marítima, tem biodiversidade que nunca foi estudada, então o dano é irreversível.
03:08Isso também as ONGs estão questionando na justiça, porque quilombolas, comunidades ribeirinhas, que deveriam constitucionalmente serem convocados aí para essas reuniões, não foram.
03:19Então existem várias ilegalidades ali nesse processo, fora a pressão política, né, que existe em torno dessa liberação.
03:26Obrigada.
03:26Então fica aí esse alerta, gente. Até mais.
03:28Até.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado