O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o governo norte-americano, junto ao setor privado, prepara um plano de ajuda de US$ 20 bilhões à Argentina, somando-se a outro pacote já anunciado, totalizando US$ 40 bilhões. O programa visa apoiar o peso argentino, em meio à desvalorização da moeda e à instabilidade econômica. Reportagem: Eliseu Caetano
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/Tf6ZE0-FcWw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos ao exterior agora porque o ministro da economia da Argentina afirmou que espera implementar, muito em breve, o acordo que definirá os termos de uma linha de swap cambial entre os Estados Unidos e o Banco Central Argentino.
00:13Eliseu Caetano tem os detalhes aqui pra gente. Quanto é que seria essa quantia do swap por aí, hein, Eliseu?
00:20Salve, salve, Roberto Donato. Muito bom dia novamente pra você, pra Paula e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:25É muito dinheiro, viu? A estimativa é de que o valor total possa chegar até 40 bilhões de dólares, Nonato.
00:33O que se sabe até agora é o seguinte, os Estados Unidos estão preparando aí um novo pacote de ajuda, de apoio à Argentina, no valor de 20 bilhões de dólares via crédito privado.
00:45O que seria isso? Através de bancos privados e de fundos soberanos, além desse swap cambial que a gente, aliás, já vinha falando desde o início dessa semana aqui ao longo do Jornal da Manhã
00:57e também da programação da Jovem Pan, de mais 20 bilhões de dólares que já estava sendo articulado há pelo menos um mês entre a Argentina e Estados Unidos.
01:08Então, temos aí um valor total possível de 40 bilhões de dólares.
01:1420 bilhões através do swap cambial que já vinha sendo articulado, mas 20 bilhões de dólares através de fundos privados.
01:21O secretário do Tesouro aqui dos Estados Unidos, o Scott Benson, afirmou que esse novo crédito complementaria o swap e que ele espera, portanto, o maior envolvimento do setor privado no mercado da dívida soberana da Argentina.
01:36Esse apoio adicional elevar, portanto, elevaria, se for assinado, não é verdade, esse comprometimento para cerca de 40 bilhões de dólares, segundo fontes.
01:49O presidente argentino, Javier Milley, expressou confiança de que essa ajuda dos Estados Unidos será mantida após as eleições legislativas que vão acontecer no próximo dia 26 de outubro lá na Argentina.
02:02Vale lembrar que Donald Trump deu seu recado, desde que a Argentina siga com as boas políticas acordadas.
02:10Entre linhas, os analistas aqui dizem que ele quis dizer na verdade, isso é, se Javier Milley vencer essa jogada do próximo dia 26 de outubro.
02:20Parte do discurso americano, portanto, condiciona aí o apoio à capacidade de Milley de aprovar as reformas, manter a estabilidade e, claro, a governança, a governabilidade.
02:33Ou seja, apenas se Javier Milley tiver aí respaldo legislativo necessário para implementar a sua agenda, esse swap cambial e essa ajuda através de fundos privados serão enviados à Argentina.
02:47Somando aí um total, repito, de 40 bilhões de dólares.
02:52Há também informações aqui de que durante um encontro que aconteceu essa semana na Casa Branca, negociou-se que essa ajuda americana viesse com exigências e até mesmo cláusulas relacionadas a investimentos estratégicos e até concessões no país argentino.
03:11Agora, é claro que há muitas linhas de interpretações, há muitos riscos também, porque quando se fala que o governo argentino vai implementar muito em breve os termos,
03:24é provável que isso se refira aos compromissos de se seguir aí com a política econômica específica, como, por exemplo, reformas fiscais, aberturas de investimentos externos, disciplinas monetárias,
03:38em troca, obviamente, desse apoio estrangeiro.
03:41A gente vai seguir daqui acompanhando essas e outras notícias importantes dessa quinta-feira.
03:45Nonato, Paulo, eu volto com vocês no estúdio e já deixo aqui o meu pedido.
03:49Alô, Nonato, 40 bilhões via Pix para mim não é nada mal. Sei que você tem aí, meu amigo.
03:56Eu vou dividir com vocês. Se eu tivesse, eu dividiria certamente. Se pintar, divida comigo também.
04:02Obrigado, Eliseu Caetano, direto dos Estados Unidos.
Seja a primeira pessoa a comentar