O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou nesta segunda-feira (13) o cessar-fogo em Gaza, classificando o momento como um “evento extraordinário”. Em postagem no X, ele afirmou que a paz conquistada em uma região traz esperança para outras áreas em conflito, incluindo a própria Ucrânia. Zelensky também elogiou o presidente dos EUA, Donald Trump, pelo papel na negociação do acordo. Reportagem: Luca Bassani
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/rZteeyK-35I
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou o cessar-fogo em Gaza e afirmou que continuará os esforços para que a paz também chegue à Ucrânia.
00:09O Luca Bassani está de volta com a gente, traz todos os detalhes, Luca.
00:13Ontem o presidente Donald Trump chegou a fazer uma menção, inclusive, sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que falta a resolução dessa guerra ainda.
00:20Bom dia para você mais uma vez.
00:22Bom dia você também, Paula. Realmente é uma das guerras que mais preocupa o presidente Donald Trump.
00:29Ele, inclusive, ontem no seu discurso dentro do parlamento israelense, disse que acreditava que o conflito Rússia e Ucrânia fosse mais fácil de resolver, mas tem se mostrado mais complexo.
00:41Apesar dessas dificuldades e da pressão que ainda os diplomatas norte-americanos têm exercido sobre os dois beligerantes do leste europeu, o presidente Volodymyr Zelensky disse estar muito feliz.
00:53Ele comemorou o cessar-fogo em Gaza, elogiou as iniciativas de Donald Trump, dizendo que a sua postura, a pressão exercida, o plano apresentado foram fundamentais para que a paz fosse alcançada dentro do Oriente Médio.
01:07Disse que esse é um motivo de inspiração para que a paz chegue também em outros cantos do mundo, principalmente o seu país, que tem sofrido com uma guerra bastante forte há pelo menos quase quatro anos.
01:19Ele também disse que durante os próximos meses a Ucrânia estará disposta para continuar o processo de negociação para que também um cessar-fogo seja encontrado dentro do conflito em que se envolve o seu país.
01:34Lembrando que desde o mês de agosto, mais ou menos, não se fala mais sobre a possibilidade de uma finalização diplomática.
01:42Afinal, depois da visita de Vladimir Putin ao Alasca, o seu encontro com o presidente Donald Trump e de uma cúpula realizada por Trump em Washington com Zelensky e líderes europeus,
01:53a guerra apenas aumentou a sua intensidade com muitos bombardeios em diversas cidades, deixando também muitos ucranianos sem acesso à energia,
02:02agora que o inverno se aproxima, ao mesmo tempo em que a Rússia também se mostra irredutível em relação às condições estabelecidas,
02:09como a concessão de territórios por parte da Ucrânia.
02:13Tudo isso agora também será endereçado pelos norte-americanos, já que o presidente Donald Trump, como disse ontem, quer ser um emissário pela paz
02:21e quer também a finalização deste conflito com a mediação dos Estados Unidos.
02:26Nós ficaremos de olho tanto no cessar-fogo agora vigente no Oriente Médio,
02:31quanto as possibilidades de diálogo entre Rússia e Ucrânia durante os próximos meses.
02:36Pois é, será que Trump também vai ser o intermediador dessa guerra entre Rússia e a Ucrânia?
02:42A gente fica aguardando cenas dos próximos capítulos.
Seja a primeira pessoa a comentar