O Prêmio Nobel de Economia de 2025 reconheceu os economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, nesta segunda-feira. Os economistas contribuíram com suas pesquisas para o entendimento de como o progresso tecnológico estimula o desenvolvimento econômico e de que forma a inovação e a chamada 'destruição criativa' moldam ciclos de crescimento sustentado ao longo da história.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00A Real Academia Sueca de Ciências anunciou nesta segunda-feira os trabalhos vencedores do Prêmio Nobel de Economia, voltados para o impacto da tecnologia no crescimento.
00:10O americano-israelense Joel Mokir, o francês Philippe Eguion e o canadense Peter Howitt foram os laureados.
00:16Com uma metade, o prêmio vai para Joel Mokir, por ter identificado os pré-requisitos para o crescimento sustentado por meio do progresso tecnológico, e a outra metade, conjuntamente, para Philippe Eguion e Peter Howitt, pela teoria do crescimento sustentado por meio da destruição criativa.
00:34De acordo com o comitê do prêmio, o trabalho do trio responde a perguntas sobre como a inovação tecnológica estimula o crescimento e como é possível manter um crescimento sustentável.
00:47Em um comunicado, o júri disse que Mokir, professor da Universidade Northwestern nos Estados Unidos, usou fontes históricas para descobrir como as causas do crescimento sustentável se tornaram o novo normal.
00:58Eguion e Howitt examinaram um conceito de destruição criativa, que se refere ao processo no qual um produto novo e melhor entra no mercado e as empresas que vendem os produtos antigos perdem espaço.
01:10O prêmio de economia, que fecha a série de laureados em 2025, é o único que não está entre os cinco originais criados pelo cientista sueco Alfred Nobel, falecido em 1896.
01:20Cerimônias oficiais de entrega dos diplomas, medalhas de ouro e premiações em dinheiro estão marcadas para 10 de dezembro em Estocolmo e Oslo.
Seja a primeira pessoa a comentar