O Congresso do Peru aprovou o afastamento da presidente Dina Boluarte com decisão unânime. Ela foi acusada de incapacidade moral. Agora, o chefe do parlamento será José Jerí. O repórter Eliseu Caetano detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos lá pro Peru, porque o Congresso, gente, aprovou o afastamento da presidente Dina Boloarte.
00:08A decisão foi unânime e ela foi acusada de incapacidade moral.
00:13A gente vai chamar o Eliseu Caetano pra conversar com a gente ao vivo sobre esse assunto.
00:18Eliseu, já se sabe quem que vai assumir no lugar dela?
00:23Tem sim, Márcia. Esse nome já é de conhecimento público.
00:26Muito boa tarde novamente pra você, pro Bruno e pra todo mundo que nos acompanha em tempo real aqui na programação da Jovem Pan.
00:32A nossa equipe de jornalismo nos Estados Unidos não fica de olho apenas naquilo que tá acontecendo aqui na América do Norte não, hein?
00:38A gente tá atento também em tudo aquilo que tá acontecendo na América Central e na América Latina e traz a informação sempre aqui em primeira mão nas tardes da Jovem Pan.
00:48Na madrugada de hoje, o Congresso do Peru determinou o afastamento e por ampla maioria de Dina Boloarte, presidente do país, que sofreu impeachment oficialmente, alegando incapacidade moral permanente.
01:03Em uma sessão convocada para debater aí os pedidos de vacância do impeachment, os parlamentares exigiram a presença de Boloarte pra que ela apresentasse a sua defesa antes da votação.
01:16Entretanto, a presidente não compareceu ao Congresso, o que acelerou o processo.
01:23No total, cento e vinte e quatro deputados votaram a favor da destituição dela e nenhum voto contrário foi registrado.
01:31Com isso, Boloarte foi oficialmente removida do cargo de presidente do Peru.
01:36Com a saída dela, José Geri, então presidente do Congresso, tomou posse como presidente interino do Peru e vai ficar no cargo até pelo menos o ano que vem, quando em abril de dois mil e vinte e seis vão acontecer as eleições presidenciais no país.
01:55A destituição, perdão, de Boloarte ocorreu em meio a um contexto aí de forte insatisfação popular e também crescente pressão por mudanças políticas.
02:08Vários fatores pesaram para a aprovação do impeachment dela.
02:12Entre eles, crise de segurança pública no Peru, o país vinha enfrentando aí uma onda de crimes alarmantes, altas taxas de homicídios, altas taxas de extorsão, de casos de extorsão também.
02:27Tem também o problema da baixa aprovação dela de popularidade.
02:30Os índices dela registrados nesse mês chegaram a dois por cento, quatro por cento no máximo em algumas regiões do país e ela também teve uma perda ali significante de apoio político.
02:44Partidos que antes respaldavam o governo dela voltaram-se contra a Boloarte, voltaram-se contra o governo dela e apoiaram a moção de impeachment, consolidando aí uma frente parlamentar muito maior do que ela imaginava que teria.
02:58Agora ela vai deixar de caráter imediato a presidência do país e a gente vai seguir daqui acompanhando as novidades que também chegam lá do Peru a todo momento.
03:12Então a gente já tem o nome de quem vai ser o presidente interino, mas é claro, o país inteiro nesse momento balança comercialmente, balança financeiramente, economicamente.
03:24Claro, a população fica sempre muito sem saber o que fazer, o que vai acontecer e a gente vai atualizar o nosso ouvinte, telespectador, internauta, como diria o nosso querido Viga lá do Rio de Janeiro, aqui na programação da Jovem Pan e em tempo real.
Seja a primeira pessoa a comentar