Continuam crescendo em todo o país os casos de intoxicação por metanol. Em Belo Horizonte, os restaurantes começaram a suspender a venda de destilados como uma medida protetiva. O repórter Rodrigo Costa detalha o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Falar de novo sobre os casos de intoxicação por metanol, continuam crescendo em todo o país, o último agora a gente deu em Pernambuco, vamos agora pra lá pra Belo Horizonte, porque restaurantes passaram a suspender a venda de destilados como uma medida preventiva.
00:17Rodrigo Costa então chega ao vivo com a gente. Rodrigo, eu acho que todo mundo devia suspender, né? Não é só em Belo Horizonte não, no país inteiro. Boa tarde, bem-vindo.
00:25Boa tarde, Márcia, Bruno. Há uma suspensão voluntária por parte dos bares e restaurantes. E vou um pouco mais além.
00:35Pelo menos cinco clubes da capital mineira também resolveram suspender temporariamente a venda de bebidas destiladas como gin, vodka, whisky e também cachaça.
00:44A venda de outras bebidas alcoólicas como cerveja e vinho continua normal, sem nenhum caso de suspensão.
00:54Nenhum caso de intoxicação por metanol foi confirmado no estado de Minas Gerais até o momento e o anúncio feito pelos estabelecimentos é justamente uma forma de medida preventiva.
01:04Essa medida preventiva que surgiu principalmente nos clubes do estado de São Paulo vem ganhando força no Brasil e obviamente aqui em Minas Gerais.
01:12Como forma de prevenção, a Federação dos clubes do estado de Minas Gerais então recomendou que todos os associados a interrupção imediata da venda das bebidas destiladas.
01:24O Iate Tênis Clube de Belo Horizonte, na Pampulha, informou aos associados que a venda de destilados foi proibida no clube por tempo indeterminado.
01:33Nos restaurantes e lanchonetes do Minas Tênis Clube, outro clube tradicional da capital mineira, a comercialização também foi suspensa.
01:41Em entrevista, o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria do Estado de Minas Gerais, ele recomendou que a população não compre bebidas alcoólicas de procedência duvidosa.
01:53A Secretaria do Estado de Saúde enviou orientações às regionais de saúde aqui de Minas Gerais para reforçar então a necessidade de notificação imediata de qualquer caso suspeito.
02:04Hoje, aqui onde eu estou, Poços de Caldas, no sul de Minas, houve uma operação da Polícia Federal em busca de bebidas adulteradas.
02:12E por que isso, Márcia Bruno?
02:14Porque exatamente um ano atrás, em 2024, aqui na cidade, houve uma grande apreensão de bebidas falsificadas.
02:21Um milhão de rótulos foram encontrados em um local aqui da cidade.
02:25Então, hoje, houve essa operação da Polícia Federal aqui em busca de bebidas adulteradas.
02:31Operação que também aconteceu na cidade de Campinas e no estado de Santa Catarina, nas cidades de Chapecó e Joinville.
02:38Foram as localidades, então, que foram aí, tiveram essa operação da Polícia Federal em busca dessas possíveis bebidas adulteradas.
02:45Márcia Bruno.
02:47Rodrigo, muito obrigado pelas informações.
02:49Seguimos de olho também em Minas Gerais, região muito importante que há cinco anos, oito anos, também aconteceu algo semelhante.
02:57E agora, volta a repetir, a gente segue de olho, então, nesses supermercados, restaurantes, lanchonetes,
03:03onde essa operação vai acontecer e contando sempre com a nossa equipe aí em Minas Gerais.
Seja a primeira pessoa a comentar