O economista e empresário Rubens Oliveira Costa, cuja prisão foi decretada pelo presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana (Podemos-MG), pagou fiança e foi liberado na madrugada desta terça-feira (23). Rubens é apontado como sócio e “carregador de mala” de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, investigado por fraudes milionárias no Instituto. Reportagem: Igor Damasceno
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/NUCVHl8GoXs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Seguimos com mais informações ao vivo desta manhã de terça, a CPMI do INSS prendeu ontem o economista Rubens Oliveira Costa.
00:07Ele prestava depoimento por uma suposta relação com o careca do INSS.
00:13Igor Damasceno tem as informações pra gente, que é que a comissão alegou para decretar essa prisão, hein, Igor?
00:23Roberto, mais uma vez, bom dia pra você e também para a Soraya, a todos que nos acompanham.
00:28Olha só, o depoente durante todo o momento ali na CPI mista, que investiga fraude do INSS, mentiu ou omitiu informações que são consideradas importantíssimas para a CPMI.
00:44Então, por volta das oito e meia da noite, o relator dessa comissão, o deputado Alfredo Gaspar, ele decretou a prisão em flagrante do Rubens Oliveira Costa.
00:57Ele é apontado, de acordo com as investigações da Polícia Federal, como um lobista, um intermediador entre o INSS e também as operadoras, as associações que faziam os descontos indevidos, enganando, então, aposentados e pensionistas.
01:15Durante a fala, ele disse que ele entrou em contradições em vários momentos e por volta ali das oito e meia da noite, Alfredo Gaspar disse que ele já estava mentindo demais, já tinha entrado em muitas contradições e então, por causa dessa postura, por causa dessa situação, Alfredo Gaspar determinou a prisão em flagrante.
01:38Horas depois em que ele foi conduzido pela Polícia Legislativa, Rubens Oliveira Costa pagou fiança e então foi liberado.
01:48Mas antes disso, ele passou algumas horas ali na carceragem da Polícia Legislativa, que chegou a discutir se hoje ele iria para a Polícia Federal ou alguma outra cadeia daqui de Brasília.
02:00Nós tivemos acesso a uma entrevista dada pelo relator da CPI mista do INSS justificando essa prisão. Vamos ouvir.
02:09Em vários momentos, omitiu as informações, escondeu documentos, sabia das movimentações, primeiramente negou, depois deu outras informações que acabaram também não se confirmando em valores.
02:22Tem pleno conhecimento de toda a atividade, foi representante das várias empresas usadas para desviar o dinheiro dos aposentados e alegou aqui não desconfiar de absolutamente nada e só saber somente com a Polícia Federal.
02:39Diante das notas taquigráficas, do início, do meio e do fim do depoimento, ficou constatado o crime de falsidade contra a CPMI e isso está previsto em lei como prisão em flagrante.
02:52Bom, ainda de acordo com as investigações da Polícia Federal, o depoente movimentou nos últimos anos cerca de 350 milhões de reais em suas contas correntes, dinheiro esse que seria ali dos idosos e aposentados que foram vítimas desse escândalo, dessa fraude no INSS.
03:14Rubens também é apontado como o braço direito do careca do INSS, que seria uma das lideranças desse esquema fraudulento.
03:24Ainda falando no careca do INSS, depois de muita polêmica e depois de desistir de ir até a CPMI na semana passada, uma nova audiência foi confirmada com ele para esta quinta-feira.
03:37Voltamos ao estúdio.
03:38Igor Damasceno, direto de Brasília. Então, nessa semana, a comissão vai acompanhar, vai ouvir de perto aí o careca do INSS.
03:48Quinta-feira, só para a gente confirmar isso mesmo, Igor, que está previsto?
03:54Quinta-feira. Ele deve prestar depoimento na comissão de quinta-feira.
03:58Perfeito. Obrigado. Igor Damasceno, direto de Brasília, atualizando as informações sobre a CPMI do INSS.
Seja a primeira pessoa a comentar