Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O funeral do ativista conservador Charlie Kirk reuniu uma multidão em Glendale, Arizona, neste domingo (21). Durante a cerimônia, com forte tom político, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Kirk foi “brutalmente assassinado” e se tornou um “mártir pela liberdade”. Roberto Motta e Thulio Nassa comentaram.
Reportagem: Eliseu Caetano
Comentaristas: Roberto Motta e Thulio Nassa

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/TydXMrneOF8

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A nossa reportagem agora lá nos Estados Unidos, porque o funeral do ativista conservador Charlie Kirk reuniu uma multidão neste domingo em um estádio de futebol americano no Arizona.
00:12O Eliseu Caetano está conosco também nessa manhã direto dos Estados Unidos e traz os detalhes pra gente desse funeral, né Eliseu? Bom dia pra você.
00:21Oi Soraya, muito bom dia pra você, pro Nonato e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã. Falamos ao vivo direto dos Estados Unidos, 7 horas da manhã com 21 minutos nesse momento aqui na costa leste do país.
00:32Temperatura neste momento no sul da Flórida, na casa dos 25 graus Celsius. Vai ser uma segunda-feira chuvosa por aqui, porém quente.
00:40Neste final de semana aconteceu o funeral do ativista Charlie Kirk, morto no último dia 10 aos 31 anos.
00:48Foi um evento marcado pela fé e também pela polarização política, viu?
00:54O funeral dele transcedeu, segundo os analistas políticos por aqui, a questão do luto pessoal e transformou-se em um grande evento político e também cultural para o conservadorismo dos Estados Unidos.
01:07Foi visto e tem sido visto desde então como uma reafirmação da mobilização de jovens conservadores, da intercessão da fé cristã e também do ativismo, além de um momento considerado por muitos como convocatório.
01:24Em um determinado momento, uma das pessoas que teve fala durante o funeral de Charlie Kirk conclamou aos cerca de 200 mil espectadores do evento para vamos continuar a sua obra.
01:38O funeral de Charlie Kirk aconteceu em um estádio na cidade de Glendale, no estado do Arizona, sede da organização que ele fundou e presidiu a Turning Point USA e símbolo da influência dele no crescente movimento político conservador aqui nos Estados Unidos.
01:57O memorial começou ali por volta das 11 horas da manhã no estádio, com as portas se abrindo para milhares de pessoas que foram celebrar a vida de Charlie Kirk.
02:09Compareceram, de acordo com as autoridades, mais de 200 mil pessoas, figuras proeminentes do Partido Republicano e também de movimentos conservadores em todo o país, discursaram.
02:21Entre eles, o presidente Donald Trump, o vice-presidente J.D. Vance, Stephen Miller, Marco Rubio, secretário de Estado do país, além de líderes e comentaristas como o Benny Johnson,
02:34Erica Kirk, esposa de Charlie Kirk, que foi uma das vozes mais emocionadas, falando de perdão em meio à dor.
02:42Esse trecho da fala dela viralizou nas redes sociais e nesse momento ecoa pelo mundo realmente uma fala em primeira pessoa, muito sofrida, muito dolorida,
02:55que levou a própria Erica às lágrimas e certamente quem poder escutar e ver essa parte, esse trecho da fala dela.
03:04Ela declarou ter perdoado o acusado, referindo-se, perdão, às suas crenças cristãs.
03:14Agora, outros pontos emocionantes também fizeram parte do funeral de Charlie Kirk, porque a mistura ali de fé cristã e ativismo político foi uma linha constante.
03:25No meio das orações, música gospel, evangélica, referências à martirização de Kirk, ou seja, sua morte foi vista e tem sido vista como um sacrifício em prol do povo americano.
03:41Inclusive, essa foi uma das falas de Donald Trump, o presidente do país, e em um determinado momento ele falou isso.
03:47A bala que atingiu o Charlie Kirk não levou ele, mas tentou matar a todos nós e por causa disso nós devemos reagir e sobreviver e viver mais fortes ainda.
03:59Trump elogiou bastante Kirk como um guerreiro da liberdade, usou o evento para reafirmar, inclusive, os princípios tanto de Kirk quanto dele e até da organização MAGA.
04:10A Make America Great Again criticou adversários políticos no palco e destacou que o legado de Charlie Kirk foi construído e que a influência dele vai continuar mesmo após a morte dele.
04:24Ainda não está claro sobre cremação, o local do enterro do corpo de Charlie Kirk, mas fontes jornalísticas aqui nos Estados Unidos relatam que não há ainda, por enquanto, nada decidido com relação a isso.
04:38A gente vai seguir acompanhando na manhã dessa segunda-feira tudo aquilo que é notícia, não apenas aí no Brasil, mas também no restante do mundo.
04:44E eu volto ao longo desta edição de Oral da Manhã e da programação da Jovem Pan News com mais informações.
04:50É com vocês no estúdio.
04:52Combinado então, Eliseu. Obrigada por enquanto pelas suas informações.
04:55Eu vou acionar aqui os nossos comentaristas mais uma vez para a gente também ouvir a análise deles a respeito desse tema.
05:01Túlio, vou começar por você dessa vez.
05:03O que a grandiosidade desse evento, desse funeral, melhor dizendo, e até mesmo o tom das homenagens, revelam sobre o momento político e social vivido pelos Estados Unidos?
05:15Olha, Soraya, revela muita coisa.
05:18Não só nos Estados Unidos, mas em relação ao mundo.
05:20E o tema para isso se chama liberdade de expressão.
05:24Infelizmente, no mundo atual, há uma escalada de violência, de intolerância, de terrorismo mesmo contra a liberdade de expressão.
05:33É muito complicado quando um ser humano não admite aquilo que o outro pensa, as suas ideias, os seus valores, e que isso escale até um assassinato brutal, como aconteceu em relação a Charles Kirk.
05:44Realmente é uma cena dantesca, lamentável.
05:47E o pior, a gente vê pessoas nas redes sociais comemorando, debochando de um fato tão horroroso que aconteceu.
05:55Então é preciso resgatar uma discussão sobre liberdade de expressão, porque o mundo precisa tolerar o diferente, precisa tolerar as ideias.
06:03Olha só o que vem acontecendo, por exemplo, na Rússia, em que falar, apenas falar, que o conflito com a Ucrânia e a guerra leva 15 anos de prisão.
06:10Essas questões relacionadas ao controle das redes sociais, ao cerceamento da liberdade de expressão.
06:15É preciso realmente uma rediscussão ampla sobre o tema.
06:18É por essas e por outras, Soraya, que o Charles Kirk, que é um mártir, com esse sangue, eu quero lembrar que o sangue dos mártires, que já foi a semente do cristianismo, pode ser hoje o adubo que a liberdade de expressão tanto precisa para avançar a mundo afora.
06:32Ô Mota, na sua visão, por onde passa o fim dessa intolerância que a gente tem acompanhado nos mais variados espectros da nossa política, e aqui não só de Brasil, mas em termos mundiais, como mostra o assassinato do Kirk, ô Mota?
06:49Passa pelo resgate dos valores e conceitos que formam a base da nossa civilização ocidental, Nonato.
07:00E era isso que Charlie Kirk defendia.
07:04Todo mundo tem o direito de discordar disso.
07:07Todo mundo tem o direito de defender uso de drogas, soltura de criminosos, fim da propriedade privada e censura.
07:15Todo mundo é livre para defender ideologias como socialismo e comunismo, mas ninguém tem o direito de matar em nome disso.
07:26Ninguém tem o direito de matar em nome da ideologia, ou como fez muita gente nos últimos dias, de comemorar um assassinato.
07:35Muita gente que não conhecia Charlie Kirk ficou conhecendo e ficou espantada com a sua articulação, inteligência e gentileza.
07:47Muitos analistas consideram a morte de Charlie Kirk como um ponto de virada.
07:52Não só para os Estados Unidos, mas para todo o Ocidente.
07:57Muitos analistas consideram a morte de Charlie Kirk.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado