Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
O setor de serviços do Brasil registrou alta de 0,3% em julho, a sexta alta seguida, de acordo com o IBGE. O resultado positivo foi puxado pelo crescimento no segmento de tecnologia da informação. Reportagem: Rodrigo Viga.

Confira na íntegra em: https://youtube.com/live/tXqzth3fFhU

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O setor de serviços voltou a crescer no Brasil em julho. A reportagem é de Rodrigo Viga.
00:06O setor de serviços do país completou seis meses consecutivos de crescimento e renovou o patamar recorde da pesquisa mensal de serviços do IBGE.
00:18Agora, no mês de julho, crescimento de 0,3% ante o mês de junho. Seis meses seguidos de crescimento que montam mais de 1% de alta de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
00:34Esse crescimento de 0,3% na ponta, na margem, veio em linha com previsões e expectativas do mercado.
00:42Os analistas também apostavam numa taxa em torno de 0,3%, no máximo 0,4%. O setor de serviços segue forte, resistente e resiliente, inclusive conseguindo superar os efeitos negativos da política monetária.
01:01Taxa básica de juros. A Selic tem comprometido desempenho do comércio, da indústria e da economia como um todo, tanto que o PIB no segundo trimestre cresceu apenas 0,4% depois de avançar 1,3% no primeiro trimestre desse ano de 2025.
01:21Agora, no mês de julho, dentro do setor de serviços, crescimentos em serviços de informação e tecnologia da informação, prestados às famílias e, principalmente, transporte, transportes de cargas, transportes rodoviários para escoar a safra agrícola que deve ser recorde nesse ano de 2025.
01:45Henrico Cozolino, sócio da Levante Investimentos, analisa aqui na Jovem Pan a performance do setor de serviços que completou, em julho, seis meses seguidos de crescimento.
01:57Os dados do IBGE nos mostram uma desaceleração esperada da atividade. É importante lembrar que a gente está falando aqui de empresas que são responsáveis por até 6% de total de CNPJs registrados.
02:11Só que um percentual pequeno, porém um faturamento, quando a gente olha os dados do comércio, de mais de 40% do total de receitas em CNPJs.
02:23São empresas acima de 20 funcionários, não estamos colocando aqui os MEIs, profissionais autônomos.
02:29E essa desaceleração, é importante a gente analisar, tanto do ponto de vista de impacto e inflação, alta taxa de juros impactando e alcançando, ou tentando alcançar essa inflação para dentro da meta, o que é um ponto positivo.
02:44Contudo, mostra um enfraquecimento, um PIB diminuindo.
02:48Para efeitos do cálculo do PIB, o setor de serviço é o mais importante, mais pesado da economia brasileira, beira quase 70% do produto interno bruto nacional.
03:01Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Estúdio, analisa aqui na Jovem Pan a performance da economia, especialmente do setor de serviço agora no mês de julho.
03:10O mercado de serviço representa muito na nossa economia.
03:14O PIB é muito dependente desse segmento.
03:17E a manutenção da taxa selic alta também passa pelos dados do IBGE, que essa semana divulgam dados positivos em termos de crescimento no segmento.
03:28Então, a área de serviço que é fundamental para que o governo possa, ou melhor, o Banco Central possa, hoje independente, mexer na taxa de juros,
03:38sinaliza de que não há necessidade imediata de que isso aconteça, o que nos garante uma inflação estável.
03:45E, por outro lado, por mais que não exista um excesso de recursos à disposição da indústria, do comércio,
03:52a gente consegue ter um crescimento através do segmento de serviço.
03:55Após o resultado no mês de julho, o setor de serviços voltou a renovar o seu patamar recorde da série histórica que começou no ano de 2011.
04:08O setor de serviços acumula no ano um crescimento de 2,6% e, ao longo dos últimos 12 meses, a alta do volume do setor de serviços é de 2,9%, segundo o IBGE do Rio.
04:21Rodrigo Viga.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado