A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Augusta para desmantelar um esquema de corrupção e vazamento de dados sigilosos. A ação, em parceria com o GAECO do MP-SP, contou com o apoio da Polícia Militar e da Corregedoria da Polícia Civil. Foram cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão. Os investigados teriam atuado para favorecer alvos de inquéritos criminais em troca de propina. Reportagem: David de Tarso
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/04WLkjSxNPI
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Olhando aqui para o nosso quintal, um grupo do PCC que atuava corrompendo delegados e policiais está sendo alvo de uma operação da Polícia Federal.
00:09Quem está apurando todas as informações é o David de Tarso.
00:13David, qual é a origem das investigações em cima dessa ação de hoje, hein?
00:18Bom dia para você, bem-vindo.
00:22Oi, Norato, muito bom dia a você, a Soraya e também a você que nos acompanha nas mais diferentes plataformas da Jovem Pan.
00:27A operação foi denominada de Augusta, justamente porque os criminosos articulavam para que fosse liberado um helicóptero do modelo italiano Augusta.
00:39Então, por isso do nome da operação.
00:41De que forma que eles agiam, segundo as investigações da Polícia Federal, em parceria com o GAECO do Ministério Público aqui de São Paulo, além da Corrigidoria também da Polícia Civil.
00:51Os criminosos que fazem parte do PCC, eles corrompiam tanto delegados como policiais civis para articular a liberação da aeronave, de veículos, ou seja, todas as operações que a polícia fazia, eles tentavam mudar o curso dessas investigações para que pudessem ser beneficiados.
01:13Esse é um desdobramento, essa operação que está sendo realizada hoje, é um desdobramento de uma outra que já foi realizada, justamente que determinou a prisão de um delegado da Polícia Civil aqui de São Paulo e outros três policiais civis.
01:28Então, as investigações daquela operação resultaram nessa que está sendo realizada hoje, com três mandados de prisão temporária, aliás, de prisão preventiva, expedidos pela Justiça, além também de nove mandados de busca e apreensão.
01:42Então, os criminosos, basicamente, eles articulavam com as autoridades, os agentes públicos, para que justamente pudessem ser beneficiados nos inquéritos policiais e, dessa forma também, conseguir enfraquecer os trabalhos da polícia.
01:55E corrompendo, então, esses agentes, para que eles pudessem ter benefícios.
02:01Segundo as investigações, foi determinada também a apreensão de bens que equivalem a cerca de 12 milhões de reais, tanto o helicóptero que eu citei, como também veículos de luxo, além de outros bens que fazem parte dessa quadrilha.
02:17Todos os detalhes sobre essas informações, inclusive, você pode ter acesso na minha coluna, acessando www.jp.com.br.
02:25Lá tem todos os detalhes sobre essa operação deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, em parceria também com outras instituições.
02:35Eu volto com você, Nonato.
02:36É isso, são cenários que a gente vai acompanhando aí a ação da polícia e os golpes vão sendo multiplicados também.
02:43Muito obrigado, David de Tarso.
02:44Eu lembro que você vai acessar também o nosso site, jp.com.br.
02:49Vai lá na aba Colunistas e acessa David de Tarso, para você ter mais detalhes a respeito dessa ação que o David trouxe aqui para a gente.
02:57É mais uma ação também da polícia, importante, no que diz respeito ao combate à violência e que vai ao encontro da nossa campanha, porque ninguém aguenta mais tanta violência no país.
03:10Chega de crime, de assalto, de medo, de impunidade.
03:17Chega uma campanha da Jovem Pan contra o crime.