Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Diante das duríssimas tarifas impostas pelos Estados Unidos, o Brasil, o maior produtor e exportador de café do mundo, espera que a dependência americana de seus grãos lhe renda uma isenção, mas também espera atrair novos mercados.

Imagens: AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /

#café #tarifaço de trump #prejuízo

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01Os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de café, que assim como a carne, está sujeito a um imposto de 50% desde 6 de agosto, por decisão do presidente Donald Trump.
00:14Outros produtos, como o suco de laranja e as aeronaves, foram isentos desta medida, tomada como represália pelo julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, por suposta tentativa de golpe de Estado.
00:28A expectativa do setor é que o café também entre na lista de exceções em algum momento.
00:34Os americanos são os maiores consumidores de café do mundo e a produção local é insignificante em comparação com a demanda.
00:43Cerca de um terço do produto importado pelos Estados Unidos vem do Brasil.
00:47Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, mais de 16% das exportações de café brasileiro tiveram o mercado americano como destino no ano passado, com um volume de 8,1 milhões de sacas de 60 quilos.
01:04Em um e-mail enviado à agência France Press, Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, afirma que os Estados Unidos terão dificuldade para encontrar novos fornecedores, em um volume tão grande.
01:20Por isso, o Brasil ainda não desistiu de tentar negociar.
01:24Por outro lado, o país tenta encontrar novos mercados.
01:27A Apex Brasil lançou um programa de diversificação de mercados para ajudar as empresas brasileiras, identificando especialmente a Alemanha, Itália, Japão e China como mercados potenciais para o café verde brasileiro.
01:42Como um sinal, a China, grande rival dos Estados Unidos, anunciou no início de agosto que abriria seu mercado a cerca de 200 empresas exportadoras do queridíssimo café brasileiro.
01:54Os preços mundiais do café dispararam no início do ano devido à significativa redução de oferta, causada, entre outras coisas, por uma histórica seca no Brasil no ano passado.
02:07Era esperada uma tendência de baixa dos preços, mas a imposição das tarifas mudou o cenário.
02:13Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, prevê um forte aumento a curto prazo
02:20e afirma que os primeiros a pagar essa conta serão os consumidores americanos.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado