Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os novos planos de Israel para uma ofensiva na Faixa de Gaza.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Permanecemos no noticiário internacional para te contar que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os novos planos de Israel para uma ofensiva na faixa de Gaza.
00:14Luca Bassani traz os detalhes para a gente diretamente da Europa. Oi, Luca, bom dia para você.
00:20Bom dia a você, Soraya, boa semana a todos que nos acompanham aqui no Jornal da Manhã. Netanyahu e o presidente Donald Trump dos Estados Unidos telefonaram durante este último final de semana para discutir os planos da última ofensiva desejada por Israel dentro da faixa de Gaza.
00:38Recordando a nossa audiência, na última semana, Netanyahu e o Gabinete de Segurança Nacional de Israel aprovaram um novo passo na sua estratégia militar que envolve o controle militar de Gaza temporário e depois a passagem de poder para um grupo árabe ainda não identificado.
00:58Todas essas conversas aconteceram em meio a muitos protestos em Tel Aviv. Calcula-se que cerca de 100 mil pessoas, muitos deles relacionados também aos reféns, tiveram nas ruas de Israel durante este último final de semana demandando um fim imediato para essa guerra.
01:16Muitos dos familiares dos cerca de 50 reféns que seguem sob a custódia do grupo terrorista acreditam que qualquer tipo de estratégia mais incisiva significaria uma morte garantida para toda a família daqueles que estão ainda sob a custódia do Hamas.
01:36Obviamente que a gente vai ficar de olho nessa situação do desenrolar de todas essas questões geopolíticas que tem promovido muitas críticas de várias pessoas, principalmente dos países ocidentais.
01:50Agora, Aluca, enquanto os dois presidentes estão conversando sobre mais uma ofensiva na faixa de Gaza, a Austrália diz que reconhecerá o Estado palestino. O que esse posicionamento significa?
02:02É mais um país ocidental que diz que reconhecerá a Palestina na ocasião das Nações Unidas na Assembleia Geral no mês que vem, em setembro.
02:14A Austrália se junta então a Canadá, França e o Reino Unido que durante as últimas duas semanas fizeram anúncios semelhantes falando que vão reconhecer o Estado palestino.
02:24Lembrando que o Estado da Palestina é apenas um membro observador das Nações Unidas, não é um membro pleno, mas já é amplamente reconhecido por cerca de 75% dos países do mundo.
02:35Mais de 140 das 193 nações reconhecem a Palestina, mas obviamente que faltam países importantes como esses estados que agora mudarão esse paradigma histórico e os próprios Estados Unidos
02:47que criticaram a postura dos seus outros aliados ocidentais, dizendo que este talvez não seja o momento para discutir uma solução de dois Estados, considerando que a guerra ainda acontece na faixa de Gaza.
02:59Segundo o premier australiano que vemos na imagem, Antony Albanese, essa é a única saída justa para ambos os lados na opinião do seu governo, o que justifica este reconhecimento que acontecerá no mês que vem.
03:12Obrigada, Aluca, pelas suas informações. A gente volta a conversar daqui a pouquinho.

Recomendado