Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
A Mercedes até tentou contratar Max Verstappen para a temporada 2026 da Fórmula 1, mas viu os planos indo por água abaixo com o ‘fico’ do neerlandês na Red Bull. Portanto, teve de aceitar o futuro com George Russell como líder, e esse está longe de ser um cenário ruim para a equipe.

Com o passar do tempo, Russell tem cada vez mais se consolidado como um dos melhores pilotos do grid, mas ainda não teve a chance de correr com um carro dominante ou, ao menos, com potencial de brigar por título. Por isso, a permanência do britânico em Brackley para 2026 pode significar o ‘pulo do gato’ em sua carreira.

Além disso, Toto Wolff faz questão de deixar clara a admiração que tem por Russell e, em especial, sua liderança como piloto número 1 desde o início desta temporada. Portanto, as estrelas estão se alinhando para termos um novo campeão na F1 em breve. Confira a análise de Giovani Danjo.

Categoria

🥇
Esportes
Transcrição
00:00Ainda não recebemos uma confirmação oficial em relação a isso, mas é quase certo que Max Verstappen vai seguir, sim, na Red Bull em 2026 e, com isso, George Russell irá renovar o seu contrato com a Mercedes e seguir, é claro, ao lado de Andrea Quimetonelli na temporada que vem.
00:17É importante também a gente analisar, além, é claro, de toda a situação do Verstappen na Red Bull, se sai, se não sai, analisar também a postura da Mercedes em toda essa novela que durou praticamente metade desse ano, dessa temporada da Fórmula 1.
00:35Toto Wolff, em muitas ocasiões na temporada passada, inclusive, já havia destacado sua vontade em contar com Max Verstappen na equipe, em muitas oportunidades exaltou o piloto nelelandês, o atual tetracampeão, vale lembrar, por mais que não está tendo uma temporada das melhores e provavelmente já está até fora da briga pelo título, é ainda o atual tetracampeão da Fórmula 1.
00:58E o Wolff sempre exaltou muito o Max Verstappen e sempre falou que gostaria de ter ele na Mercedes, nunca escondeu esse desejo.
01:07Obviamente, isso não foi possível na temporada passada, porque havia essa vaga aberta, mas o Verstappen foi campeão, não tinha muita chance de sair da Red Bull para essa temporada, obviamente, e com isso eles assinaram o Andrea Quimetonelli.
01:18Mas o sonho de ter Verstappen reacendeu nessa temporada, muito graças a também um contrato prestes a vencer do George Russell.
01:27E aí poderíamos ter aquela situação um pouco constrangedora, podemos dizer assim, de Toto Wolff e a Mercedes flertando com o Max Verstappen e, por outro lado, tentando manter uma relação ainda amistosa com o George Russell, não perder a confiança de seu piloto.
01:42Na minha visão, o Toto Wolff conseguiu lidar bem com isso e ele mesmo falou em entrevista recente que o George Russell sabia exatamente tudo, como estava acontecendo essa conversa com o Max Verstappen e o Wolff admitiu que se fosse haver uma troca, se a renovação não fosse acontecer, seria justamente por conta de um acerto com o Max Verstappen.
02:03Seria a única possibilidade do George Russell sair da Mercedes, porque o Russell é um, digamos assim, um piloto muito valioso para a equipe, para a Mercedes, por ter sido cria, é claro, da academia, mas também por todo o seu talento e potencial ainda que existe no George Russell.
02:21Portanto, a Mercedes valoriza muito ele e apenas Verstappen mesmo faria a Mercedes trocar. E como eu falei, o Wolff lidou com isso com muita maturidade e soube controlar essa situação para não perder a confiança do George Russell e, ao mesmo tempo, também não perder a própria confiança do Max Verstappen nas negociações.
02:38Ele permanece na Red Bull, é por outra questão, é uma questão contratual que ele tem com a equipe austríaca, não teve muito a ver com uma relação ou uma negociação frustrada com o Toto Wolff e a Mercedes.
02:48Portanto, o Wolff precisou virar a chavinha, precisou aceitar e até abraçar, acolher George Russell novamente para, de novo, reafirmar essa confiança que ele tem no piloto, que é inegável.
03:00Como eu falei, o Russell tem um talento muito forte e um potencial muito grande, mas é importante a Mercedes também deixar isso bastante claro para não mostrar que trocaria o Russell por qualquer um.
03:08Apenas Verstappen, como eu falei, faria a Mercedes fazer essa troca de pilotos para a temporada que vem.
03:14Como não aconteceu, o Wolff, agora, em mais uma entrevista, reforçou sua confiança em George Russell, falou, inclusive, que o Russell foi o mais forte dos pilotos da equipe em 2024.
03:26Lembrando que era o Lewis Hamilton ainda ao seu lado e, de fato, matematicamente falando, o Russell terminou acima do Hamilton no Mundial de Pilotos, com duas vitórias, mas o Hamilton também somando duas vitórias na temporada.
03:36E, além disso, também falou como o Russell é um líder importante e assumiu de forma até que natural esse posto de primeiro piloto com a saída do Hamilton.
03:46Obviamente, com a chegada do Antonelli de apenas 18 anos de idade, era natural que o Russell seria essa figura mais experiente, mais veterana na equipe.
03:53E, para o Wolff, ele assumiu de uma forma impecável esse papel e o Toto Wolff ainda encerrou falando que o George Russell é o melhor primeiro piloto que qualquer equipe poderia pedir.
04:04Apesar, é claro, de ele ter flertado com o Max Verstappen, que é um pouco contraditório.
04:09Mas, fato é que o George Russell é uma cria da Mercedes muito, muito, muito forte e que a Mercedes valoriza demais e conseguiu lidar muito bem com essa situação.
04:19E agora, como eu falei, o Wolff vira essa chavinha, acolhe, abraça o Russell, fala nesse potencial dele e se prepara para 2026 para transformar esse potencial grande que eu falei em, quem sabe, até realidade e disputa de título.
04:32O George Russell é um piloto que eu, particularmente, não vejo a hora de disputar um título na Fórmula 1.
04:38Porque ele, é claro, subiu para a Mercedes em 2022, que é justamente quando entrou o novo regulamento técnico e a Mercedes despencou.
04:44Era, obviamente, a equipe mais forte até 2020 e 2021, teve aquela briga aparelha com a Red Bull, mas ainda assim, no Mundial de Construtores, terminou acima.
04:53Portanto, dá para dizer que ainda tinha o carro dominante, talvez não tão dominante assim, mas ainda era o carro mais rápido.
04:59Em 2022, isso muda e é justamente quando o Russell chega.
05:02E agora, o George Russell, que está esperando tanta sua oportunidade, pode, enfim, dar esse pulo do gato em 2026.
05:09Lembrando, a gente ainda tem poucas informações, mas parece que no novo regulamento técnico, em especial, falando de motores, a Mercedes tem uma vantagem.
05:17E, quem sabe, pode acontecer como aconteceu lá em 2014, no começo da era híbrida, quando a Mercedes deu o pulo do gato e passou a dominar a Fórmula 1.
05:25Quem sabe isso acontece mais uma vez.
05:27E agora, a figura experiente, o líder, é o George Russell, que a Mercedes aprendeu a aceitar, digamos assim.
05:33Obviamente, entende e encontra muito valor na figura do George Russell, mas estava de olho em outras oportunidades com o Max Verstappen.
05:41Mas, já que não saiu, aprendeu a aceitar a realidade e vai fazer de tudo para transformar esse potente George Russell, esse veloz George Russell,
05:50em quem sabe até um campeão mundial dentro das próximas temporadas.
05:54Ao meu ver, a Mercedes tem muito potencial para isso e o Russell também.
05:58Portanto, quem não tem Max Verstappen, caça com o George Russell e a Mercedes está mais do que pronta para fazer isso.
06:05Mas, agora, quero saber de vocês.
06:07Deixem aí nos comentários desse vídeo o que vocês acham sobre a continuidade, é claro, de George Russell na Mercedes,
06:12mas também o potencial da equipe e do piloto entrando em uma temporada 2026, é claro, com o novo regulamento técnico,
06:18mas também como que fica essa relação de piloto e equipe depois desse flerte de Toto Wolff com o Max Verstappen, que não foi a lugar nenhum.
06:26Quero saber a opinião de vocês, deixem aí nos comentários, é claro, como sempre, deixem o like e se inscrevam aqui no Grande Prêmio.
06:31Transcrição e Legendas Pedro Ribeiro
07:01Transcrição e Legendas Pedro Ribeiro
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado