Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram, na última sexta-feira (01) a ser atendidos por hospitais e clínicas de planos de saúde. A medida faz parte do programa “Agora Tem Especialistas” e visa reduzir filas por atendimentos especializados. Reportagem: Marília Ribeiro.
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/II9XDd5DFFU?feature=share
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Olha aí, os pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, começarão a ser atendidos por hospitais e clínicas de planos de saúde a partir de agosto.
00:09Confira agora mais detalhes com Marília Ribeiro.
00:13A medida faz parte do programa Agora Tem Especialistas, anunciado pelo Ministério da Saúde em maio deste ano.
00:20O objetivo é reduzir as filas por atendimento especializado na rede pública de saúde.
00:25A previsão é de que as operadoras quitem as suas dívidas com o Sistema Único de Saúde, o SUS, oferecendo serviços diretamente aos usuários do sistema público.
00:37O valor da dívida é de mais de um bilhão de reais.
00:41Neste primeiro momento, devem ser convertidos cerca de setecentos e cinquenta milhões de reais em consultas, exames e cirurgias eletivas em sete especialidades.
00:52Já a seleção dos pacientes seguirá a critérios clínicos, dando prioridade nas especialidades com maior demanda, como oncologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral.
01:07O acesso dos pacientes que devem ser atendidos pela nova parceria vai seguir o mesmo fluxo do SUS.
01:13Ele procura uma unidade básica de saúde e um médico que vai avaliar a necessidade de atendimento especializado.
01:21Com isso, a solicitação será inserida na central pública de regulação, que tem a gestão feita por estados ou então pelos municípios.
01:31Desta forma, a regulação que irá definir o local de atendimento que poderá ser uma unidade da rede privada conveniada.
01:39O Ministério da Saúde explicou que o programa é uma ação emergencial e estratégica para enfrentar as dificuldades na atenção especializada do SUS.