A reunião de Lula com o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, não estava prevista na agenda do presidente. O encontro serviu para discutir agendas no Chile e a crise com os EUA.
00:00Traz também uma informação sobre uma reunião que o presidente Lula teve com o ministro das Relações Exteriores.
00:07Essa reunião já estava na agenda? Porque o Lula fez uma manifestação pública ontem, emitiu uma nota ontem.
00:14E hoje ele se reuniu com o ministro das Relações Exteriores.
00:18Essa reunião já estava na agenda ou foi convocada de última hora, Natália?
00:22Foi de última hora sim, Lucas. Não estava prevista na agenda do presidente Lula.
00:32Ele que se reuniu com o Mauro Vieira, chanceler hoje no Palácio da Alvorada.
00:36Em um primeiro momento, segundo interlocutores do Palácio do Planalto, essa reunião serviria para discutir as agendas que o presidente Lula vai ter na próxima viagem que ele faz já domingo, amanhã ao Chile.
00:47Ele que passa os próximos dias, então, no Chile, mas também serviu, de acordo com esses interlocutores, para discutir uma reação, uma resposta por parte do Palácio do Planalto a essa decisão.
00:58Então, esse anúncio que aconteceu ontem por parte de Marco Rubio, secretário, então, do governo de Donald Trump, anunciando essa revogação dos vistos americanos a quase que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
01:11Por enquanto, não há detalhes do que foi discutido nem decidido por parte de Lula com o Mauro Vieira, mas, inclusive, ontem, Lucas, o Lula, ele, inclusive, chegou a falar que, ao finetar, dizendo que vai concorrer à reeleição em 2026 para não devolver ao país, o país, então, o Brasil, a quem ele classificou como um bando de maluco que quase destruiu o país.
01:36Mas, apesar dessa alfinetada por parte do presidente Lula, a orientação do Palácio do Planalto é para que os ministros, então, do governo tenham um pouco ali de cuidado, né?
01:45Que eles não saiam ali para o embate em relação a essa questão que foi anunciada ontem por parte do Supremo, a decisão da Alexandre de Moraes, vem recomendando cautela até mesmo para não inflar um discurso por parte da oposição, por parte de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, de perseguição política.
02:02Então, por enquanto, essa orientação do Planalto para que tenham cautela, os ministros tenham cautela em relação a declarações, a falas que possam fazer sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro,
02:12mas já com o presidente Lula dando essas alfinetadas, dizendo que vai sim concorrer à reeleição em 2026 e o Planalto já traçando, então, respostas aí a essas sanções que estão sendo aplicadas pelos Estados Unidos.
02:24A gente já segue acompanhando essa crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, que inclui o tarifácio de 50%, que entra em vigor no próximo dia 1º de agosto.
02:34Ou seja, já está chegando, isso pode causar um impacto na economia muito grande, não só aqui no Brasil, mas também nos Estados Unidos.
02:41E essa questão jurídica da tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Nathalia Pazes segue por lá com o repórter cinematográfico José Estevam,
02:50conseguiu com exclusividade o acesso ao condomínio do ex-presidente, ficou lá diante da casa dele e agora segue na frente do condomínio para trazer essas informações para a gente.
03:00A gente volta a conversar, Nathalia, muito obrigado por enquanto.
Seja a primeira pessoa a comentar