O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou que o Brasil está desenvolvendo uma certificadora nacional de créditos de carbono. A iniciativa busca ampliar e fortalecer o mercado de carbono no país, com foco em sustentabilidade e novas oportunidades econômicas. Reportagem: Rodrigo Viga
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ZunXVKewStE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00De olho na ampliação de negócios sustentáveis, o Brasil quer avançar no promissor mercado de crédito de carbono, Rodrigo Viga.
00:09Dois dos principais bancos públicos do Brasil, BNDES e Banco do Brasil, estão discutindo a possibilidade de criação de uma certificadora de crédito de carbono em uma bolsa de mercado de carbono.
00:22Essa possibilidade foi cogitada nesta quarta-feira pelo presidente do BNDES, Aluísio Mercadante, e pela presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros.
00:34A leitura é que a transição energética vai exigir instrumentos desse tipo e que os dois bancos têm experiência, know-how, credibilidade, reputação para conduzir iniciativas nesse sentido.
00:50O Banco do Brasil, por exemplo, vem batendo recorde atrás recorde no financiamento de projetos voltados para energia verde e sustentabilidade, energia eólica, solar, biomassa, hidrogênio verde, créditos de carbono, entre outras ações.
01:09A carteira do BNDES, voltada para a sustentabilidade, é enorme e não para de crescer.
01:16O presidente do Banco de Fomento do Brasil, Aluísio Mercadante, fala aqui na Jovem Pan sobre essa necessidade premente em tempos de transição energética e o Brasil ter uma certificadora de crédito de carbono.
01:34Se nós somos o grande provedor de recursos naturais estratégicos, a certificação, nós temos que disputar a certificação, mesmo porque ela está muito atrasada naquilo que nos interessa.
01:46Então nós fizemos, Nelson coordenou, uma grande consulta pública, nós estamos buscando parceiros privados no desenho dessa certificação,
01:53mas nós queremos certificar os nossos ativos e valorizar os nossos ativos nessa nova exigência que é a descarbonização.
02:03A ex-mandatária brasileira Dilma Rousseff, presente no mesmo evento, agora à frente do Banco do BRICS,
02:11afirmou que a sua instituição está cada vez mais voltada para apoiar projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
02:19Da carteira total do Banco do BRICS, hoje 25% são empréstimos voltados para iniciativas verdes.
02:28A ideia é chegar a 30% já em 2026.
02:31Avanços em inovação são separáveis da atuação do Estado e do setor privado.
02:38É uma tolice supor que é um ou outro.
02:45A criação de ambientes regulatórios estáveis, o financiamento da ciência, a coordenação intersetorial e o investimento em infraestrutura, física e digital, são políticas determinantes.
02:58A ex-presidente da República e agora presidente do Banco dos BRICS, Dilma Rousseff, participou nesta quarta-feira de um evento internacional aqui na sede do BNDES
03:10sobre sustentabilidade e transição energética do Rio Rodrigo Viga.