Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 10/07/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vai responder à taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros com a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica. Em publicação nas redes sociais, Lula criticou a medida anunciada por Donald Trump e afirmou que a justificativa de déficit comercial é falsa, defendendo a soberania brasileira diante da nova política tarifária.
Reportagem: Janaína Camelo

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ZunXVKewStE

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O presidente Lula citou a lei de reciprocidade econômica como possível resposta à decisão do ex-presidente, aliás, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país.
00:17A reportagem é de Janaína Camelo.
00:19Logo após o anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, em aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, o presidente Lula convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto.
00:32A estratégia sobre como o governo brasileiro deveria reagir à medida de Trump foi discutida com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Casa Civil, Rui Costa, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior.
00:51Na sequência, o presidente divulgou uma declaração nas redes sociais, o que também foi feito em nota oficial pela presidência da República.
00:59Lula escreveu que o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, que não aceitará ser tutelado por ninguém.
01:07Sobre a crítica de Trump ao STF, disse que o processo judicial contra os que planejaram golpe de Estado é de competência apenas da justiça brasileira, não estando sujeito à ingerência ou ameaça que virá independência das instituições nacionais.
01:22O presidente também defendeu decisões do STF contra crimes na internet, como a regulamentação das redes sociais, que impacta principalmente empresas sediadas nos Estados Unidos, e decisões de morais contra envolvidos em ataques antidemocráticos.
01:37Lula escreveu que, no Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas.
01:44Lula também disse que é falsa a alegação de Donald Trump de que os Estados Unidos teriam déficit comercial com o Brasil.
01:52E afirmou que qualquer tipo de elevação de tarifa de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de reciprocidade econômica.
02:03Mais cedo, momentos antes de Donald Trump anunciar de quanto seria a tarifa, Geraldo Alckmin disse que a taxa sobre o Brasil é injusta.
02:11O Brasil não é problema para os Estados Unidos, é importante sempre reiterar isso.
02:18Os Estados Unidos têm realmente um déficit de balança comercial, mas com o Brasil tem superávit de balança comercial, então o Brasil não é problema.
02:28De outro lado, dos dez produtos que eles mais exportam para nós, oito alíquota é zero, não paga imposto.
02:36O alíquota é zero é chamado ex-tarifário, então é uma medida que, em relação ao Brasil, é injusta e prejudica a própria economia americana.
02:48Então, eu vou acabar encarecendo a própria economia americana.
02:54Então, nós não vamos mudar o tom.
02:57O governo brasileiro ainda estuda se haverá uma reciprocidade imediata contra os Estados Unidos.
03:03Transcrição e Legendas por Quintena Coelho

Recomendado