Mais de 200 ONGs denunciam a "fome em massa" e a desnutrição na Faixa de Gaza. Elas reforçam o pedido urgente por ajuda humanitária, criticando o "esquema mortal" de distribuição que impede o acesso seguro a alimentos. A situação é alarmante, com relatos de pessoas morrendo ao tentar conseguir comida e a ONU confirmando mais de 500 palestinos mortos em pontos de distribuição.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/ilC54UaVhw4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Independente de questões políticas, a fome assola a população na faixa de Gaza e hoje a ONU falou em show de horrores, é isso, Luca?
00:10Foi a frase utilizada pelo secretário-geral António Guterres, Tiago.
00:14Mais de 200 ONGs que atuam dentro da faixa de Gaza denunciam a fome em massa e a distribuição a contagotas de mantimentos essenciais para a população palestina.
00:25De acordo com relatórios recentes, mais de 100 pessoas já morreram sendo alvejadas enquanto esperavam por comida ou água e tantas outras já têm morrido em decorrência da fome que se torna um problema com a capacidade de ser generalizado também por todo o enclave ao longo dos próximos dias.
00:43Vale a gente dizer que a finalização de um acordo de cessar fogo no mês de maio fez com que um cerco fosse colocado em Gaza, dificultando o acesso da ajuda humanitária com a entrada de apenas 10% dos caminhões necessários para alimentar a população de mais de 2,3 milhões de pessoas.
01:03Obviamente que há uma pressão internacional crescente para que Israel libere a entrada de mais caminhões, já que há muitos esperando no Egito e até mesmo do lado israelense para poder fazer esse caminho.
01:13Mas parece que o governo está irredutível e as conversas diplomáticas para uma nova rodada de pausa de hostilidades e o retorno dos reféns, elas estão paralisadas há pelo menos duas semanas.
01:26Outra questão para a gente ficar de olho ao longo dessa semana.
01:29Claro. Luca Bassani, você volta nesta quinta-feira aqui ao Jornal Jovem Pan, bom descanso para você.
01:35E ainda sobre essa questão do Oriente Médio, a CONIB, a Confederação Insailita do Brasil, divulgou o seguinte posicionamento.
01:42A nota oficial do governo Lula sobre o trágico conflito em Gaza, mais uma vez, demonstra como a política externa brasileira abandonou a tradição de equilíbrio e moderação sob o comando do presidente Lula e do assessor Celso Amorim.
01:59A nota prossegue dizendo o seguinte, o governo distorce fatos e adota falas ou falsas narrativas criadas com o objetivo de demonizar Israel na luta para se defender do grupo terrorista Hamas.
02:12E os apoiadores iranianos que atacaram o país de forma brutal em outubro de 2023.
02:20Então essa é a nota da CONIB e a Jovem Pan continua acompanhando toda essa repercussão.