00:00A gente tem mais informações com a nossa reportagem, os aparelhos com restrição criminal, que incluem roubos ou furtos, começaram a ser devolvidos em São Paulo.
00:09Danúbia Braga tá de volta aqui com a gente, tem mais informações sobre esse assunto. Pois não, Danúbia.
00:17Olha, pra gente ter uma ideia, só nesta segunda-feira, 43 aparelhos foram devolvidos aos seus donos.
00:23Como que isso foi possível? A partir do cruzamento de dados, de boletim de ocorrência, com também informações das operadoras de telefonia.
00:31Aí, com isso, então, através do número e-mail desses telefones, as pessoas conseguiram, então, ser localizadas e esses donos tiveram seus aparelhos roubados ou furtados devolvidos.
00:41Pelo menos 824 vítimas já foram notificadas pela polícia, 270 já compareceram às delegacias e, pelo menos, 100 aparelhos celulares já foram devolvidos ao todo.
00:53Nesta segunda, foram só 43, pra gente ter uma ideia.
00:56O que que torna possível, então, esse rastreamento desse celular e aí chegar até o local onde ele, por exemplo, foi receptado?
01:05Através do número do e-mail, que é uma identificação que tem no aparelho celular e o boletim de ocorrência, que é feito quanto antes, de acordo com a polícia.
01:13Isso é muito importante, a pessoa ter o número do e-mail do seu aparelho e registrar um boletim de ocorrência o quanto antes.
01:18Isso porque, embora o celular esteja desligado, no momento em que a pessoa liga o celular, a polícia é avisada e consegue rastrear, então, esse aparelho.
01:30E aí chegar até o receptador, até o criminoso também.
01:34De janeiro a maio deste ano, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, foram 110 mil roubos em São Paulo, em todo o estado de São Paulo, que apresentou ali uma queda de 4%, se a gente comparar com o mesmo período do ano passado.
01:48Falando só de capital paulista, 68 mil, uma queda de 1%.
01:54De acordo com a SSP, então, 5 mil crimes foram evitados com ações ali de prevenção, como o bloqueio imediato desses aparelhos.
02:02Por isso que é tão importante o boletim de ocorrência e a pessoa também ter esse número do e-mail do seu celular.
02:08Agora, Danubia, o aplicativo que possibilita bloquear os celulares roubados, ou até mesmo furtados aí de forma remota, já é utilizado pela Polícia Militar aqui de São Paulo também? Como é que está isso?
02:20Exatamente, é um aplicativo Google Localizador. Antes as pessoas já conseguiam ter esse aplicativo no seu celular, mas agora tem uma parceria do Google com a Polícia Militar.
02:32Então, esse aplicativo também está ali instalado nos tablets da polícia, e aí o momento em que a pessoa consegue avisar, faz um boletim de ocorrência, avisa a PM que teve o celular roubado ou furtado,
02:45através desse aplicativo é possível localizar o celular através de um rastreio. Também a polícia consegue bloquear a tela do aparelho e, se for necessário, consegue também apagar os dados.
02:59Então, isso facilita e muito o serviço da polícia. Essa medida, ela faz parte, então, de um acordo do Google e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM aqui de São Paulo.
03:12O que é necessário? Que a pessoa tenha esse aplicativo instalado, o Google Localizador no seu celular, vai em Configurações, Google e ative, então, essa proteção contra roubos e furtos.
03:25E a partir de agora, com esse sistema já implantado nos tablets da Polícia Militar, quando acontece, então, esse roubo ou esse furto, assim que o dono avisa a polícia, a polícia consegue agir imediatamente,
03:38com certeza vai contribuir para que cada vez mais celulares sejam devolvidos aos seus donos e também evite que esses crimes continuem crescendo,
03:47uma vez em que a gente sabe que esse mercado paralelo, onde esses celulares furtados e roubados são vendidos, naturalmente vão diminuir.
03:55Volto com vocês.
03:56Sem dúvida. Tem sido verdadeiro drama, né, para paulistanos, para pessoas de outras grandes cidades também, essa questão do roubo ou até mesmo o furto de celular.
04:06Tem sido um dos objetos mais roubados e furtados dos últimos tempos.
04:09Muito obrigado, Danúbia Braga, em São Paulo, e a gente torce para que essa iniciativa possa se espalhar aí pelo país,
04:15para a gente, quem sabe, acabar com esse cenário de violência e de roubos, porque ninguém aguenta mais.
04:21Chega de crime, de assalto, de medo, de impunidade.
04:29Chega, uma campanha da Jovem Pan contra o crime.
Comentários