Os Estados Unidos suspenderam o envio de armas e mísseis à Ucrânia, uma medida que gera grande preocupação ao governo ucraniano diante do avanço russo. A decisão de Washington pode impactar diretamente o curso da guerra, deixando Kiev em uma situação vulnerável no conflito no leste europeu.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/1MWSPe2dJJI
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Ucrânia não gostou da decisão do governo de Donald Trump de suspender o envio de armas para o país, incluindo mísseis de defesa aérea.
00:10Correspondente Eliseu Caetano.
00:13O governo da Ucrânia demonstrou insatisfação com a decisão dos Estados Unidos de suspender o envio de mísseis ao país.
00:20A decisão pegou Kiev de surpresa e gerou preocupação imediata.
00:25Essa medida afeta diretamente os projéteis utilizados pelo sistema de defesa aérea Patriot, um dos mais importantes no bloqueio dos ataques russos.
00:34O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou hoje que a suspensão enfraquece a linha de frente e que as defesas aéreas do país estão agora mais vulneráveis a ataques com mísseis e drones russos,
00:47especialmente em cidades próximas à fronteira com a Rússia e a região de Kharkiv, que tem sido intensamente bombardeada nas últimas semanas.
00:54A suspensão do envio dos mísseis faz parte de uma estratégia emergencial do Pentágono para reabastecer os estoques militares dos próprios Estados Unidos,
01:04que, segundo as autoridades daqui, estão chegando a níveis críticos após mais de dois anos de ajuda contínua à Ucrânia.
01:12O Departamento de Defesa explicou que a prioridade agora é garantir que o exército americano tenha capacidade operacional diante de possíveis ameaças globais,
01:22especialmente no contexto de tensões crescentes com o Irã e com a China.
01:27Os projetos Patriot, que tiveram a entrega interrompida, são considerados essenciais para a defesa dos aliados da OTAN,
01:33e o governo decidiu realocar esses armamentos para proteger bases americanas e aliados em outras regiões estratégicas.
01:42De acordo com a Casa Branca, essa não é uma ruptura definitiva.
01:46O governo garantiu que o envio será retomado assim que os estoques internos forem repostos,
01:52o que pode levar entre dois e três meses, dependendo da capacidade das linhas de produção da Raytheon, fabricante dos mísseis.
02:00Por outro lado, a Rússia comemorou a decisão.
02:03Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Moscou disse que a fadiga do Ocidente em relação ao apoio à Ucrânia está se tornando evidente
02:12e reforçou que quanto menos armas chegarem a Kiev, mais rápido a paz poderá ser alcançada.
02:19Enquanto isso, parlamentares democratas e republicanos nos Estados Unidos demonstram preocupação com os impactos à medida na guerra.
02:27Alguns classificaram a decisão como arriscada, temendo que ela incentive uma nova ofensiva russa em solo ucraniano
02:34durante esse período de vulnerabilidade temporária.
02:39Eliseu Caetano, dos Estados Unidos, para a Jovem Pan News.