A cúpula do Mercosul vai aumentar a lista de exceções de tarifas comerciais. A ideia é acrescentar mais 50 números de códigos tarifários, totalizando 150 produtos que poderão ter cobrança de tributação flexibilizada. A tarifa é adotada pelo bloco sobre produtos importados de outros mercados, como uma forma de estimular e promover o comércio entre os países. Reportagem: Marília Ribeiro
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/0NR8vP0vwAQ
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O SU vai aumentar a lista de exceções de tarifas comerciais.
00:05Assunto para Marília Ribeiro, que está de volta aqui com a gente no Jornal da Manhã.
00:08Pois não, Marília?
00:12Pois é, Nonato, a ideia é ampliar essa lista em mais 50 produtos dessas exceções da tarifa externa comum.
00:21Isso deve acontecer nessa nova ampliação, vai passar de 100 para 150 produtos, esses códigos tarifários de produtos que poderão ter cobrança dessa tributação flexibilizada de acordo com a conveniência de cada país.
00:38Vale a gente trazer, Nonato, que essa tarifa é adotada pelo Mercosul sobre produtos importados de outros mercados, que é uma forma de poder estimular e promover o comércio entre os países do bloco.
00:52Fazem parte desse bloco do Mercosul o Brasil, a Argentina, Paraguai e o Uruguai.
00:58E essa aí vai ser uma das principais resoluções que devem ser assinadas durante a cúpula de líderes do bloco, que será realizada já na próxima semana, entre os dias 2 e 3 de julho, lá em Buenos Aires, na Argentina.
01:12Como eu disse no nosso primeiro link desta sexta-feira, o presidente Lula vai comparecer a essa cúpula, o Palácio do Itamaraty já fez essa confirmação.
01:27E o Brasil vai passar a ter a presidência temporária, ele vai ficar aí nessa presidência temporária do Mercosul.
01:35E uma das suas prioridades será a inserção do mercado açucareiro e automotivo brasileiro no grupo, segundo a embaixadora Gisela Padavon, que fez essa confirmação da ida do presidente Lula nesta quinta-feira.
01:49Lula viaja na quarta-feira para Buenos Aires, onde ele vai participar dessa cúpula e deve voltar para o Brasil já na quinta-feira.
01:58O governo brasileiro ainda não disponibilizou aquela lista da comitiva, das pessoas que vão estar com o presidente Lula, mas a gente vai trazer essa atualização caso essa lista seja divulgada, Nonato.
02:10Então, já na próxima semana, o presidente Lula vai participar dessa cúpula do Mercosul e ele fica fora de Brasília, então, já a partir de quarta-feira, mas a previsão é de que ele já retorna na quinta-feira e eu volto com você, Nonato.
02:24Está combinado, então. Muito obrigado. Marília Ribeiro, direto de Brasília.
Seja a primeira pessoa a comentar