A onça de ouro da Arábia Saudita (foto) vai voltar para casa. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu devolver o presente que recebeu do ministro de Investimentos do país, Khalid Al Falih.
Haddad foi influenciado pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Ele recomendou que estátua seja entregue à Embaixada da Arábia Saudita em Brasília. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (31).
“Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado”, comentou o Ministério Fazenda, em nota.
Na prática, o governo não quer que o presente fique pessoalmente com o ministro, mas sim, com o patrimônio da União em Brasília.
“O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, quando teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair”, pondera a pasta.
O ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado por ter recebido joias e outros objetos de valor da Arábia Saudita sem respeitar os trâmites legais.
Até o momento, já foram identificados três pacotes de joias e o valor dos presentes chega a aproximadamente R$ 19,5 milhões.
Apoie o jornalismo independente. Assine o combo O Antagonista + Crusoé: https://assine.oantagonista.com/ Siga O Antagonista nas redes sociais e cadastre-se para receber nossa newsletter https://bit.ly/newsletter-oa Leia mais em https://oantagonista.uol.com.br/ | https://crusoe.uol.com.br/
00:00O Haddad é claro que é um homem precavido, não quer cutucar a onça com vara curta, olha lá, ficou com medo, estava do lado do secretário da Receita Federal, e aí amigo, teve que devolver o presente, ele ganhou essa onça pintada aí,
00:24e decidiu devolver o presente que recebeu do ministro de investimentos da Arábia Saudita, o Khalid Al-Fali.
00:32O Haddad foi influenciado, influenciado é uma boa escolha de palavras, pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ele recomendou que a estátua seja entregue à Embaixada da Arábia Saudita em Brasília.
00:46A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira.
00:51Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado, comentou o Ministério da Fazenda em nota.
01:04Na prática, o governo não quer que o presente fique pessoalmente com o ministro, mas sim com o patrimônio da União em Brasília.
01:09Nada como um dia após o outro, né? Eu garanto que o Haddad deu um joinha para a onça e devolveu.
01:18O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al-Fali, ministro de investimentos da Arábia Saudita em São Paulo,
01:26quando teve a oportunidade de explicar pontos do plano de transição ecológica do governo brasileiro,
01:31e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimento que o pacote pode atrair.
01:39É isso, né? Nem vou entrar na história das joias, vocês veem que as coisas, né?
01:48A vida é assim, o mundo não dá voltas, ele capota.
01:55Mas é o seguinte, gente, olha só, como as coisas às vezes, né?
02:00Como é que se diz aquele negócio meio bíblico que é tudo se organiza para o bem ou alguma coisa nesse sentido.
02:07Deixa eu ver se alguém lembra desse ditado.
02:11É um leopardo árabe. Obrigado, Maurício Soares.
02:14Eu pensei que fosse uma onça pintada, mas eu sou um expert em animais, né?
02:20Selvagens. Aquilo ali com certeza é um animal selvagem.
02:23Confundiu o leopardo com uma pintada e preferiu não se arriscar, diz o César Vieira.
02:33Ai...
02:34Em solo árabe, a leopardo em solo brasileiro é onça.
Seja a primeira pessoa a comentar