00:00Nesta terça, dia 28, o presidente Bolsonaro demitiu Vicente Santini, secretário-executivo da Casa Civil, por ter viajado à Índia em avião da FAB.
00:11Olha, o que ele fez não é ilegal, mas é completamente imoral.
00:15Ministro antigo, foro de avião comercial, classe econômica.
00:20Eu mesmo já viajei no passado, não era presidente para a Ásia toda de comercial, classe econômica.
00:28Mas, no dia seguinte, Santini, amigo de infância dos irmãos Bolsonaro, foi nomeado assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil, com salário quase igual ao anterior.
00:42Passado mais um dia, Bolsonaro recuou do recuo e novamente mandou demitir Santini, juntamente com Fernando Moura, interino da Casa Civil, que trabalhou no governo Lula.
00:54Enquanto isso, a imprensa apurou que, a exemplo de Santini, seis ministros do governo Bolsonaro fizeram viagens exclusivas para o exterior, em jatinhos da FAB.
01:05A farra com aviões causava indignação já em abril de 2009, na chamada Farra das Passagens Aéreas.
01:13Na época, a imprensa noticiou que, com o aval da mesa diretora do Senado, os senadores Tasso Gereissati, Mário Couto, Jefferson Praia e Herácrito Fortes usaram verba pública no frete de jatinhos privados.
01:27Pouco depois, veio à tona que o deputado federal Fábio Faria, além de usar a cota de passagens aéreas para levar três atores da Globo a um carnaval fora de época,
01:39também pagou sete viagens da apresentadora Adriane Galisteu, que já foi sua namorada.
01:44O escândalo atingiu também ministros, que usavam a cota parlamentar, mesmo com suplentes assumindo seus mandatos no Congresso,
01:54e deputados que emitiam bilhetes para amigos e parentes viajarem ao exterior.
01:59Até o então deputado Fernando Gabeira foi alvo de manchetes negativas.
02:04Não é o primeiro nem o último pelotão de fusilamento que eu passaria.
02:07Naquele ano, uma comissão de sindicância na Câmara passou a apurar se as sobras das cotas de passagens estavam sendo vendidas ilegalmente a agências de viagem.
02:19Ao fim de 2009, o uso de passagens aéreas ficou limitado ao transporte em território nacional de deputados, senadores e assessores dos senadores,
02:28com a prestação de contas acessível pela internet.
02:32Mas, em 2013, a farra mudou de veículo.
02:36Em vez de passagens aéreas de empresas, os políticos passaram a usar jatinhos da FAB.
02:42Um decreto estabelecia que autoridades só podiam usar as aeronaves em casos de segurança, emergência médica, viagens a serviço ou deslocamentos para residência permanente.
02:54Mas o senador Renan Calheiros usou uma aeronave da Força Aérea Brasileira para participar do casamento da filha do senador Eduardo Braga.
03:04Garibaldi Alves, então ministro da Previdência Social, usou o jatinho da FAB para assistir a um jogo do Brasil.
03:12E Henrique Alves, o primo de Garibaldi que presidia a Câmara, levou sete convidados para ver um jogo da seleção no Rio.
03:20No fim de 2018, a então advogada-geral da União, Grace Mendonça, viajou para Itália, Alemanha e França, supostamente em missão oficial, em avião da FAB.
03:32Ao analisar o caso, a Comissão de Ética Pública da Presidência, então sob o governo Temer, não viu nada de errado.
03:39No comando do STF, Dias Toffoli recorreu à FAB mais de 70 vezes, por exemplo, para voar para Israel e Fernando de Noronha.
03:50Só em 2019, Rodrigo Maia deu carona a mais de 2 mil passageiros em mais de 200 voos pela FAB.
03:58Também nesse ano, Davi Alcolumbre solicitou um avião da FAB para levar senadores a um evento beneficente em Palmas.
04:07Depois de várias notas de ou antagonista sobre esse absurdo, o presidente do Senado recuou e a turma acabou viajando para Tocantins em voos comerciais.
04:17Curiosamente, um dos senadores que havia confirmado presença no voo cancelado da FAB foi Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
04:29Trad informou ao antagonista que, no mês que vem, vai pautar um projeto do senador Lazier Martins que prevê regras mais rígidas para o uso dessas aeronaves.
04:39Pelo projeto, só poderiam voar de FAB em missões oficiais, claro, presidente e vice-presidente da República, presidentes do Senado, Câmara e STF,
04:50ministros de Estado e demais ocupantes de cargo público com prerrogativas de ministro de Estado e comandantes das Forças Armadas.
04:58A proposta também estabelece que quem infringir as regras vai sofrer penalidades administrativas, cíveis e penais e terá de ressarcir as despesas com o voo.
05:09Essa não, essa desculpa não vale.
05:12Além disso, informações sobre essas viagens passariam a ser amplamente divulgadas, o que não ocorre atualmente.
05:19Na volta do recesso parlamentar, lideranças do governo podem se empenhar em fazer esse projeto decolar.
05:26A menos que queiram continuar a farra nas nuvens com o nosso dinheiro.
Comentários