00:00Ainda no cenário internacional, o governo de Israel interceptou e prendeu um ativista que integrava um grupo que tentava levar ajuda humanitária à faixa de Gaza numa embarcação.
00:10Quem tem os detalhes é o Pedro Trito.
00:13Um grupo com 12 ativistas partiu da Sicília, na Itália, a bordo do navio Medlin, em direção à faixa de Gaza, com o objetivo de romper o bloqueio naval imposto por Israel para entregar ajuda humanitária à população de Gaza, como alimentos e remédios.
00:28Entre as 12 pessoas que embarcaram no navio estão a ativista sueca Greta Thunberg, o ativista brasileiro Tiago Ávila e o ator de Game of Thrones Liam Cunningham.
00:40Em resposta à ação, o ministro de Defesa de Israel disse que o principal objetivo do bloqueio é impedir a entrega de armas ao grupo terrorista Hamas.
00:51Durante o percurso, ocupantes do barco relataram que sofreram interferência eletrônica nos sistemas de navegação ao tentar chegar ao mar israelense.
01:01Uma das maiores preocupações dos ativistas era que o governo de Israel fizesse alguma interceptação ou ataque à embarcação.
01:09Atualmente, a única ajuda existente é feita pela Fundação Humanitária de Gaza, organização apoiada por Israel e pelos Estados Unidos.
Comentários