Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Os Estados Unidos aceitaram o Boeing 747-8 oferecido pelo governo do Catar, que será usado como o novo Air Force One. A decisão foi confirmada pelo Pentágono e marca a substituição do atual avião presidencial, o Boeing 747-200B. A aeronave foi oferecida como presente pela família real do Catar após a recente visita de Donald Trump ao Oriente Médio, em gesto que reforça a aproximação entre os países.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/ia2RTGx3Hq0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Mais um destaque do noticiário internacional, o governo dos Estados Unidos anunciou que vai aceitar o Boeing 747 oferecido pela família real do Catar.
00:11A aeronave de 400 milhões de dólares deve substituir temporariamente o Air Force One, o avião presidencial com quase 40 anos de uso.
00:20O Eliseu Caetano está de volta direto da Flórida com mais detalhes dessa história para a gente, né Eliseu? Porque esse avião vai precisar passar ainda por reformas?
00:32Exatamente, o avião deve passar por reformas que podem chegar a um custo superior a um bilhão de dólares.
00:40Muito bom dia novamente para você, para o Nonato e para todo mundo que acompanha o Jornal da Manhã.
00:43A gente volta a falar ao vivo direto aqui dos Estados Unidos. Neste momento, 8 horas da manhã com 42 minutos na costa leste do país.
00:49Temperatura de momento aqui no sul da Flórida, 23 graus Celsius. Amanhece lá fora com mais essa notícia.
00:56Sim, agora é oficial, está confirmado. O governo dos Estados Unidos já aceitou a doação desse avião, um Boeing modelo 747-8 da família real do Catar,
01:07que vai ser agora o novo Air Force One, o avião oficial da presidência dos Estados Unidos, que neste momento está sendo utilizado pelo atual presidente Donald Trump.
01:18O avião doado pela família real do Catar custa algo em torno de 400 milhões de dólares, mas de acordo com o Pentágono, deve passar por reformas para atender melhor o presidente.
01:32Aliás, uma série de modificações estão previstas antes de ser considerado um avião seguro para transportar o chefe de Estado americano.
01:40O Departamento de Defesa do país já, inclusive, confirmou agora há pouco que começou o planejamento das adaptações que incluem atualizações de segurança, atualizações de comunicação e também de defesa.
01:54Esse avião tem 13 anos de uso e, originalmente, como eu disse, está avaliado em cerca de 400 milhões de dólares.
02:00Ele possui uma configuração interna considerada luxuosa, mas que não atende aos rigorosos padrões exigidos para o transporte presidencial.
02:11Especialistas aqui nos Estados Unidos, Soray e Nonato, alertam que, como se trata de uma aeronave civil, será necessário incorporar sistemas altamente sofisticados, como, por exemplo, blindagem eletrônica contra mísseis, redes de comunicação criptografadas e até proteção contra espionagem, o que pode custar mais de 1 bilhão de dólares.
02:37O secretário da Força Aérea Americana, Troy Manke, afirmou que o comando militar já foi instruído para elaborar um plano para as modificações e que qualquer adaptação levará em conta a segurança total do presidente.
02:52A aeronave já está aqui nos Estados Unidos, viu?
02:55Atualmente está na base aérea de San Antonio, no Texas, e poderá usar até escolta especializada para certos voos aqui nos Estados Unidos, enquanto essas reformas não fiquem prontas de acordo com as informações.
03:14Aliás, a doação desse jato, como a gente tem acompanhado ao longo dos últimos dias aqui na programação da Jovem Pan News, causou uma certa comoção e uma polêmica, não apenas aqui nos Estados Unidos, mas em vários países do mundo.
03:27No líder democrata no Senado aqui nos Estados Unidos, por exemplo, o Chuck Schumer classificou a aceitação como, abre aspas, o maior suborno da história americana por parte de um governo estrangeiro, fecha aspas.
03:40Inclusive, ele também prometeu aí buscar meios legais para bloquear o uso dessa aeronave.
03:45Já outros parlamentares democratas, como o Mese Hirono, o Tammy Dukeyworth, também expressaram preocupação com os custos e com os riscos de segurança envolvidos.
03:56O Pentágono, no entanto, defendeu a iniciativa, viu?
03:59O porta-voz Sean Parnell disse que o Departamento de Defesa vai trabalhar para garantir que as medidas de segurança adequadas e os requisitos funcionais da missão sejam considerados.
04:11A expectativa é de que a empresa americana L3 Harris Technologies seja responsável pelas adaptações técnicas da aeronave, que vai substituir o atual Air Force One, que, como você disse, Soraya, está em uso há mais de 40 anos.
04:27Esse projeto, que já causa essa polêmica aqui nos Estados Unidos, não mudou, aparentemente, o que Donald Trump, o atual presidente do país, pensa a respeito, viu?
04:39Ele rejeitou, publicamente, na manhã de hoje, qualquer preocupação ética e afirmou que seria estúpido recusar esse presente.
04:48Aliás, o governo do Qatar também já se posicionou a respeito e negou qualquer tentativa de influência política.
04:56O governo do Qatar também minimizou, viu, os questionamentos legais que estão sendo feitos neste momento por conta dessa doação.
05:03A inclusão de um avião estrangeiro no núcleo da segurança presidencial americana representa, de acordo com os analistas políticos por aqui, um movimento inédito e controverso na história dos Estados Unidos.
05:17E, claro, que essa discussão, Soraya e Nonato, deve alimentar ainda mais o debate político e ético em torno da atual administração norte-americana.
05:28Eu volto com vocês no estúdio do Jornal da Manhã.
05:30Sem dúvida, são várias narrativas em torno de, claro, essa polêmica de fato.
05:36Obrigada, Eliseu, pelas suas informações.
05:38Obrigada, Eliseu, pelas suas informações.
Comentários

Recomendado