00:00E o presidente da Câmara prometeu para a semana que vem a votação da urgência de projetos para tentar impedir fraudes no INSS.
00:10Natália Pazzi, de volta de Brasília, com mais informações. Natália.
00:18Exatamente, Felipe. O Gumota já comunicou aos líderes da Câmara e a ideia é analisar, reunir e votar tudo o que compor um pacote antifraude.
00:27Ele afirmou que o tema é uma urgência para milhões de brasileiros e também para os deputados.
00:33Na terça, a previsão é de votação da urgência de um projeto que sugere a proibição de descontos referentes a mensalidades de associações e outras entidades.
00:43O texto foi protocolado no dia 24 de abril, um dia depois das investigações sobre o esquema serem reveladas pela Polícia Federal.
00:50Uma operação na Paraíba descobriu que entidades de fachada moviam ações coletivas em nome dos aposentados e embolsavam o dinheiro das decisões judiciais.
01:02O Ministério Público da Paraíba acredita que mais de 100 mil pessoas foram roubadas no esquema de fraude e que o prejuízo passe dos 120 milhões de reais.
01:13Assim como o escândalo revelado pela Polícia Federal há três semanas, a operação na Paraíba também tem como alvo associações suspeitas de roubar o dinheiro dos aposentados por meio de descontos criminosos.
01:25A investigação aponta que a quadrilha era formada por advogados e um servidor da justiça paraibana.
01:31E que no esquema, as associações entravam na justiça com ações coletivas em nome dos aposentados que não tinham qualquer ligação com elas.
01:39O escândalo do INSS fez o presidente Lula convocar ministros para discutir a estratégia do governo sobre o pedido de CPI no Congresso.
01:48Antes da reunião com Lula, a ministra da Articulação Política, Glaise Hoffman, se encontrou com o presidente do Senado.
01:54Argumentou que a CPMI pode atrapalhar as investigações da Polícia Federal e atrasar o ressarcimento das vítimas.
02:00Davi Alcolumbre disse que pode, no máximo, adiar.
02:03Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação, também participou da reunião e alertou, dizendo que não pega bem se colocar contra uma investigação que apura fraudes contra aposentados.
02:15E sugeriu que o governo mude de postura, em vez de tentar boicotar, buscar um posto de protagonismo na CPMI, a presidência ou a relatoria.
02:25O governo aguarda a consolidação do número de aposentados que alegam que foram lesados para definir a operação de ressarcimento.
02:341 milhão e 345 mil pessoas já pediram dinheiro de volta.
02:39As entidades responsáveis estão sendo avisadas para apresentar ao governo comprovantes de que os pagamentos foram legais.
02:47E aí vem a dúvida. Se as associações e sindicatos disserem que os descontos foram autorizados e os aposentados negarem, quem está com a razão?
02:56O governo afirma que vai decidir caso a caso com base nas informações prestadas. Mas não só isso.
03:02O cruzamento preliminar dos dados já será um filtro importante.
03:07Oito cidades do Piauí e seis do Maranhão, por exemplo, registraram de 60% a 65% dos aposentados e pensionistas com descontos associativos.
03:19Técnicos da Controladoria Geral da União afirmam que o percentual é totalmente fora dos parâmetros, o que já indica cobranças indevidas.
03:28A explosão de filiados em algumas entidades também reforça a suspeita.
Seja a primeira pessoa a comentar