A Opinião de José Sócrates 5 de Outubro 2014
  • há 10 anos
Comentário de Sócrates

Falando do discurso do PR hoje dia do 104 aniversário da implantação da Republica, Sócrates confessa ter tido um desapontamento em relação ao discurso do Presidente da Republica alegando que o significado do seu discurso fica mais pelo que não disse do que pelo que disse.
O PR tem uma crise na justiça, tem outra na Educação simplesmente omite para proteger um governo que ele apadrinha e logo no dia da Republica, áreas da preocupação dos Republicanos ( agora digo eu os republicanos criaram centros escolares com os quais reduziram em muito o analfabetismo existente na monarquia), Isto revela o quantos eles se preocupavam com essas áreas. A justiça simplesmente não funciona o SI sítios não funciona há um mês (coisa curiosa diz Sócrates ironizando, que foram buscar um técnico do seu governo para resolver o problema o governo deles que no entender deste governo não prestava). Acrescenta a Ministra da Justiça simplesmente não tem condições para governar.
O PR apela a um compromisso para continuar as reformas no sistema político, aconselhando as instituições politicas a assumirem um compromisso, Sócrates diz que os compromissos assumem-se no inicio das legislativas e que ainda assim não impedem de que os partidos da oposição o não deixem de ser (oposição), ora o PR em vez de dar conselhos às outras Instituições deveria pensar primeiramente na Instituição Presidência da Republica e qual o prestigio dessa Instituição. O PR tem um longo percurso politico ele não é a pessoa indicada para dar esse tipo de conselhos pois ele formou um governo minoritário e teve duas maiorias absolutas e não tomou qualquer compromisso e ainda como qualquer cidadão se pode recordar usava uma “máxima” que era “deixem-nos trabalhar” não tem moral para pedir compromissos.
Quanto ao acontecimento de Costa ter ganho as primárias no PS, Sócrates diz ter sido o maior acontecimento na vida política dos últimos tempos, a eleição da A. Costa deu ao PS o enquadramento politico que lhe compete, afirma que a distância entre o PS e a direita vai-se afirmar. As reacções à direita e à esquerda são de medo, medo de ficarem com o quadro politico reduzido. A crise à direita e à esquerda do PS instalou-se, existe um tipo de guerra civil diz Sócrates (com algum exagero também diz Sócrates).
Sobre as eleições do Brasil Sócrates diz que depois de um dos candidatos ter falecido e Marina ter reunido à sua volta mais a direita, Dilma se afirmou. Esperemos pelos resultados da segunda volta.
Susana Lourenço
2014/10/05