Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Prefeitura de São Paulo anunciou a implementação de um aplicativo de leitura de placas nos celulares corporativos da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com cerca de 900 aparelhos recebendo a nova tecnologia. O sistema permite que agentes apontem a câmera para veículos e consultem automaticamente o banco nacional de informações, identificando carros, motos ou caminhões com registros de roubo ou furto em tempo real.

Assista ao Jornal da Manhã 2ª Edição na íntegra: https://youtube.com/live/DnTMwrf6eR0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo vai começar a usar celulares para identificar carros roubados.
00:07A implementação acontece por meio de um aplicativo que lê as placas dos veículos.
00:13David de Tarso é a tecnologia, a inteligência artificial, mais uma vez, sendo implementada na tentativa de combater um dos crimes mais frequentes no Estado, né?
00:22Exatamente isso. E a proposta é que 900 celulares corporativos possam fazer parte desse projeto, que na verdade é um aplicativo onde o Guarda Civil Metropolitana, então, vai visualizar as placas, está ali em meio ao trânsito, tira a foto e vê se aquele veículo é produto de furto, de roubo e qualquer tipo de veículo, viu?
00:46Não só carros, mas também ônibus, caminhões, motos. Desde setembro de 2025, foi implementado também um projeto, que já foi aprovado, inclusive, que está em funcionamento, para que os guardas civis metropolitanos recebam uma bonificação de 500 reais, caso visualizem uma moto roubada ou furtada.
01:08E aí recebe essa gratificação. Se for um agente, ele recebe sozinho, e se for a equipe, a equipe divide entre eles ali a bonificação.
01:17Então, esse projeto já ajudou bastante a estimular também a recuperação de motos, que é o principal veículo furtado ou roubado aqui na capital paulista.
01:28Os dados de janeiro até dezembro de 2025 mostram isso, que foram mais de 1.500 motos recuperadas, que estavam circulando pelas ruas da capital paulista, foram furtadas ou roubadas.
01:42E agora, nessa iniciativa, a meta é ampliar e, dessa forma, também poder atuar na recuperação desses veículos, para que faça frente a esse crime que ainda continua ocorrendo.
01:55Os desmanches também, muitos deles acabam comprando essas peças clandestinas e esse trabalho para tentar desarticular esse crime na capital paulista.
02:06A gente vai seguir acompanhando o projeto esse, que já está em fase final de testes e deve ser implementado ainda esta semana.
02:14Eu volto com vocês, mas daqui a pouquinho, outras informações do setor da segurança pública.
02:20Obrigada, David de Tarso, pelas informações, então, sobre um aplicativo que está em andamento aí nas mãos da Guarda Municipal, na GCM, em São Paulo,
02:28para que também possa fazer o monitoramento de placas de veículos roubados ou furtados.
02:34A gente tem que, sim, apoiar, né, que cada vez mais existam mecanismos de tecnologia nas mãos da segurança pública
02:40para cobrar, de fato, efeitos e, quem sabe, também retribuir com essas gratificações que o David acabou de trazer para a gente no detalhe da informação.
02:50Esse é, sim, um dos tipos de crimes mais frequentes, envolve receptação, envolve desmanche, envolve envio de veículos para outro lado da fronteira.
03:00Então, de fato, qualquer ferramenta tecnológica vem, sim, a somar.
Comentários

Recomendado