00:00Então, no domingo 25 de janeiro, uma estrutura de uma mina da Vale transbordou e atingiu rios, córregos e chegou a atingir também uma mina vizinha de uma outra mineradora que é a CSN Mineração e causou ali diversos transtornos, felizmente não teve nenhuma vítima, no momento ali do transbordamento tinham cerca de 200 funcionários nessa mineração vizinha.
00:30E coincidentemente foi um caso que aconteceu ali sete anos, no aniversário de sete anos da tragédia de Brumadinho.
00:36Assim como houve esse delay do anúncio desse primeiro extravasamento, a gente teve a informação que durante a tarde de domingo, enquanto as defesas civis e os órgãos de proteção ambiental estavam dentro da Vale,
00:53houve um segundo extravasamento de água em uma mina próxima, que fica a cerca de 20 quilômetros da mina da fábrica.
01:00Pelo que a gente soube, apesar dos órgãos estarem lá dentro, eles também não foram comunicados desse segundo extravasamento.
01:08Que é muita água, a gente vê nos vídeos, é impressionante, parece um rio.
01:12A defesa civil de Congonhas disse pra gente, não, isso é fake news, isso é fake news porque tá chovendo muito e o nível do rio subiu, e isso a gente acha que é fake news, mas mandamos pessoas pra lá.
01:23O corpo de bombeiros também não foi acionado, em um primeiro momento houve a informação de que eles teriam sido acionados, mas teria tido um delay porque parte dos comandos da região estavam em Brumadinho para as homenagens,
01:35mas depois foi confirmado que não houve acionamento do corpo de bombeiros e só a defesa civil foi informada.
01:41Eu acho que se a situação tivesse sido diferente, aí sim, as sirenes teriam sido acionadas e o corpo de bombeiros também.
Comentários