00:00E a gravação de um fenômeno bastante raro pode ajudar os cientistas a desvendar um dos maiores enigmas da física solar.
00:10Vamos acompanhar.
00:15A Agência Espacial Europeia divulgou um vídeo em time-lapse que mostra três grandes erupções de plasma se projetando para o espaço a partir do Sol durante um chamado eclipse artificial.
00:25As imagens foram captadas pela missão Proba 3, que utiliza duas espaçonaves alinhadas com precisão para bloquear o brilho intenso da estrela e permitir a observação detalhada de sua atmosfera externa, a coroa solar.
00:38A gravação reúne imagens de um eclipse de cinco horas ocorrido no dia 2 de setembro do ano passado, condensadas em um clipe de apenas quatro segundos.
00:47A luz amarela ao redor do Sol corresponde à coroa. No centro, os pesquisadores sobrepuseram imagens da superfície solar captadas simultaneamente pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA.
00:58A combinação desses dois conjuntos de dados permite observar com maior precisão como a superfície e a atmosfera do Sol se relacionam.
01:07No vídeo, três grandes plumas de plasma se destacam ao serem lançadas para o espaço.
01:12Tratam-se de proeminências solares, estruturas em forma de arcos ou laços de plasma que se estendem da superfície, se tornam instáveis e acabam se rompendo, arremessando o gás ionizado para o espaço.
01:26Capturar tantas erupções desse tipo em um intervalo tão curto de tempo é algo considerado bastante raro.
01:32Segundo os pesquisadores, o material pode ajudar a avançar na compreensão sobre um dos maiores enigmas da física solar.
01:38porque a coroa é muito mais quente do que a superfície do Sol.
Comentários