Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governo do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (21), a abertura de uma licitação para a instalação de mais de 200 mil câmeras de segurança em todo o estado. O programa Sentinela deve custar cerca de R$ 2 bilhões e seria o maior equipamento de monitoramento da América Latina.

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/G_YvL5HY_jU

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A gente vai lá pro Rio de Janeiro agora falar de segurança pública, porque o governo do estado do Rio de Janeiro, olha só, pretende comprar mais de 200 mil câmeras para reforçar a segurança no estado.
00:12Rodrigo Viga tá de volta trazendo os detalhes desse investimento, investimento bom aí pro estado nesse ano de 2026, né Rodrigo?
00:19É, e ano de eleição, né, tá todo mundo de olho, né, na possibilidade de a segurança pública ser a pauta principal do pleito de outubro desse ano.
00:31Minha cara, Paula Nonato, ao ver espectadores internos da Jovem Pan, o investimento vai ser de 2 bilhões reais para aquisição, uma licitação tá sendo aberta para aquisição de 200 mil câmeras de monitoramento.
00:43É o programa Sentinela, que está sendo lançado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, visa justamente monitorar, ajudar a área da segurança nos mais de 90 municípios do estado.
00:54A expectativa, inclusive, é que essa licitação aconteça o mais prontamente possível para que as câmeras sejam instaladas num prazo de três ou quatro meses, ou seja, ainda no primeiro semestre, se tudo der certo, deixando de 2026.
01:09São 200 mil câmeras que vão ser contratadas, já está sendo considerado, inclusive, o projeto mais ousado, né, o maior de todos, de toda a América Latina.
01:20Aqui no Brasil, se inspirou em modelos já adotados no Espírito Santo e também em São Paulo, que tem a maior rede de monitoramento através de câmeras, fala-se mais de 20 mil.
01:29E em nível internacional, esse projeto Sentinela, que vai ser lançado oficialmente nesta quinta-feira, se inspirou em projetos bem-sucedidos em nível internacional.
01:39Estamos falando de Nova Iorque, nos Estados Unidos, cidade do México, uma das cidades mais perigosas, mais violentas de todo o planeta, lá no México e também Pequim, na China.
01:49Agora, o governo do Rio de Janeiro, na gestão de Cláudio Castro, tem investido bastante nessa questão da tecnologia, dando apoio, suporte, ajuda ao setor da segurança pública.
02:00Vi de a instalação de várias câmeras de reconhecimento facial, agora essas câmeras de reconhecimento facial também estão disponíveis em viaturas da Polícia Militar, que circulam pelo território fluminense, pelo Rio, pelo Rio Grande do Rio, pela Baixada Fluminense.
02:14E ainda um sonho do governador Cláudio Castro, viu, Paula, que é instalar nas divisas do Estado pórticos de segurança para detectar a entrada de armas, drogas e munições no território fluminense.
02:26Obrigada, Viga, pelas informações.
Comentários

Recomendado