"Ataque sem precedentes": Israel começa a demolir sede da UNRWA em Jerusalém Oriental
Israel tem acusado repetidamente a UNRWA de dar cobertura aos militantes do Hamas, alegando que alguns dos funcionários desta agência da ONU participaram no ataque do grupo islamista a Israel em 7 de outubro de 2023.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2026/01/20/ataque-sem-precedentes-israel-comeca-a-demolir-sede-da-unrwa-em-jerusalem-oriental
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Na terça-feira, Israel levou a cabo uma ação para demolir a sede da agência da ONU para os refugiados palestinianos em Jerusalém Oriental, território ocupado com recursos cavadoras.
00:12A ONU denunciou a ação, classificando-a como um ataque sem precedentes e considerando-a uma violação do direito internacional e dos privilégios e imunidades das Nações Unidas.
00:21Segundo o porta-voz da Agência de Assistência aos Refugiados da Palestina, Jonathan Fowler, as forças israelitas invadiram o complexo pouco depois das sete da manhã à hora local, expulsando os seguranças antes de entrarem com as cavadoras.
00:35Fowler alertou que esta medida não deve ser tomada de ânimo leve pelas organizações não governamentais ou pela comunidade internacional, advertindo que o que aconteceu pode acontecer a qualquer outra ONG ou missão diplomática no futuro.
00:48O ministro israelita de Segurança Nacional, Itamar Ben-Govir, visitou o local e celebrou o que designou um dia muito importante para a governação em Jerusalém.
00:58Denunciou a Agência para os Refugiados Palestinianos como uma organização que abriga e apoia o terrorismo.
01:04O atual governo israelita acusou repetidamente esta agência de dar cobertura aos membros do Hamas, mas nunca apresentou provas concretas que sustentem estas alegações.
Comente primeiro