Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 2 dias
Transcrição
00:00Uma equipe médica de IA foi capaz de antecipar o diagnóstico de demência ao analisar prontuários e anotações de pacientes reais.
00:11O sistema pode permitir o início do tratamento de doenças cognitivas antes do agravamento dos sintomas.
00:20Vamos conferir os detalhes na reportagem.
00:23Pesquisadores do Mass General Bryan nos Estados Unidos desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de detectar sinais precoces de declínio cognitivo ao analisar anotações médicas de rotina.
00:38A tecnologia opera de forma autônoma sem necessidade de intervenção humana após o processamento inicial e atingiu 98% de especificidade em validações feitas com dados do mundo real.
00:50Diferentemente de ferramentas comuns de triagem, o sistema funciona como uma equipe clínica digital composta por cinco agentes que revisam o trabalho uns dos outros.
01:00As ferramentas criticam as conclusões umas das outras e refinam o raciocínio de forma interativa, exatamente como médicos fariam numa conferência de casos.
01:10Essa estrutura permite a identificação de padrões sutis em documentos clínicos que poderiam passar despercebidos em avaliações rápidas.
01:18Para alcançar esse nível de precisão, os cientistas utilizaram grandes modelos de linguagem, como o Lhama 3.1 da Meta, e criaram um motor de otimização Pitcher.
01:27Essa tecnologia automatiza o refinamento de prompts, permitindo que o sistema aprenda a extrair informações relevantes de prontuários médicos,
01:35sem a necessidade de supervisão humana constante para cada novo conjunto de dados.
01:39Durante os testes de validação, o fluxo de trabalho autônomo superou o desempenho de modelos configurados manualmente por especialistas humanos,
01:46Embora a sensibilidade do sistema tenha apresentado variações ao lidar com diferentes volumes de dados,
01:52a autoespecificidade garante que pacientes saudáveis raramente recebam diagnósticos falsos.
01:57Isso evita preocupações desnecessárias e exames laboratoriais caros e invasivos.
02:02Ao disponibilizar o código de forma aberta, os pesquisadores esperam que hospitais ao redor do mundo consigam implementar triagens em larga escala com baixo custo.
02:10A esperança é que isso permita que o tratamento para doenças cognitivas comece muito antes do agravamento dos sintomas.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado