00:00Em Pernambuco são quase 4 milhões de veículos registrados.
00:04Para circular nas ruas de forma regular, é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA,
00:10que é o Imposto sobre Veículos Automotores.
00:13Por isso, muitos motoristas e motociclistas já aproveitam o início do ano novo para preparar o bolso.
00:20Eu me organizei para deixar tudo tranquilo, para não chegar de última hora e estar com aquela peste.
00:26Como é que prepara o bolso para esse pagamento? Tem que já deixar separado?
00:30Você já tem que pegar uma parte do décimo, deixar organizado, porque as dívidas de janeiro,
00:36vem IPVA, IPTU e outras coisas para pagar.
00:39Rapaz, o IPVA todo ano é esse drama, a gente nessa correria, no dia a dia do janeiro,
00:46e fica preocupado porque mesmo com a governadora que dividiu em 10 vezes,
00:51deu uma facilitada, mas sem esquecer, a Blitz está aí para pegar a gente e levar o carro para o depósito.
00:56O pagamento pode ser dividido em até 10 parcelas,
00:59desde que o valor mínimo em cada mês não esteja abaixo dos R$ 54,78.
01:06Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, quem optar pelo pagamento único consegue desconto.
01:13O pagamento pode ser feito à vista com desconto de 7%, agora tem que atentar para os vencimentos.
01:18O contribuinte pode gerar seu parcelamento, aliás, gerar seu pagamento lá no atendimento.cfaz.pe.gov.br
01:26ou no site do Detran, www.detran.pe.gov.br, gera o DAE, gera o boleto, faz sua leitura de código de barra
01:36e paga lá à vista, e aí tem 7% de desconto.
01:39Ou adere o parcelamento, que pode ser feito em 10 cotas.
01:42É preciso ficar atento ao calendário.
01:45Veículos com placas terminadas em 1 e 2 têm vencimento da primeira parcela
01:50ou do pagamento único no dia 5 de fevereiro,
01:54final 3 e 4, 10 de fevereiro,
01:575 e 6, 19 de fevereiro,
01:59final 7 e 8, 20 de fevereiro,
02:02e aqueles com placas terminadas em 9 e 0 no dia 25 de fevereiro.
02:08A novidade deste ano, definida pelo governo federal,
02:11é que veículos com 20 anos ou mais,
02:14ficam isentos do pagamento do IPVA.
02:17Aquele veículo que já tem mais de 20 anos,
02:19ou que completa 20 anos em 2026,
02:22ele tem a isenção do imposto do IPVA,
02:24que antes pagava 120 reais após 20 anos,
02:28esse ano ele não paga, ele está isento.
02:30A isenção também vale para carros elétricos e mototáxis,
02:34que já tinham esse benefício.
02:36Roberto é eletricista,
02:39o carro dele é antigo e está dentro da nova norma,
02:42ou seja, não vai mais precisar pagar o IPVA,
02:46um alívio no bolso que chegou em boa hora.
02:49Ah, maravilhoso!
02:51Com certeza!
02:53Por quê?
02:53Porque vai economizar agora os meus pagamentos
02:56e vai adiantar muito mais para mim.
02:59Obrigado!
03:01Obrigado!
Comentários