O Partido Progressistas está marcando reuniões em São Paulo com políticos em potencial que possam disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2026. A sigla demonstra insatisfação com a gestão de Tarcísio de Freitas. Reportagem: Beatriz Manfredini
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/phfrG-YboaM
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Porque a disputa pelo governo aqui de São Paulo promete esquentar já no começo de dois mil e vinte e seis informações com a Beatriz Manfredini.
00:09Olha, o Progressistas Antigo PP já tem calendário para dois mil e vinte e seis.
00:15A sigla aqui em São Paulo está marcando cafés com políticos em potencial que possam disputar o Palácio dos Bandeirantes em dois mil e vinte e seis.
00:25Tudo isso depois daquela nota que eles soltaram há alguns dias fazendo uma pressão no governador do estado, Tarcísio de Freitas, justamente que avaliam lançar um candidato próprio na corrida eleitoral do ano que vem.
00:38Eu conversei com caciques e dirigentes importantes da sigla.
00:41Eles me disseram que já receberam pelo menos duas ligações de pessoas interessadas em concorrer ao Palácio dos Bandeirantes e que já agendaram então esses encontros.
00:52A ideia realmente é lançar um candidato próprio ao Palácio dos Bandeirantes.
00:56Alguns nomes cotados naquela nota, como o de Felipe Sabará, continuam no páreo.
01:01Ricardo Salles já demonstrou que não tem tanto interesse de acordo com essas fontes.
01:05Mas o objetivo então é abrir essas conversas e conversar com possíveis candidatos.
01:11Tudo isso até abriu, que é o prazo que o governador Tarcísio de Freitas tem, por exemplo, para decidir se vai concorrer à reeleição ou não e que todos os candidatos têm para renunciar aos cargos antes de efetivarem candidaturas.
01:25O que faria o PP mudar de ideia é justamente um gesto de Tarcísio de apoio mais forte à candidatura de Guilherme de Ritchie ao Senado Federal.
01:35De Ritchie, que foi secretário de Segurança Pública de Tarcísio, inclusive.
01:39Por trás de tudo isso, há uma insatisfação muito grande, aí eu digo não só aqui estadual, mas também nacional do PP, o Progressistas, com o Tarcísio de Freitas.
01:49Lá atrás, Ciro Nogueira, que é o presidente nacional do partido, foi um dos maiores entusiastas da candidatura de Tarcísio à presidência da República, candidatura nacional.
01:58Mas a avaliação então dessas fontes e de membros do PP é que Tarcísio não está mais no paro.
02:03Eles acreditam 100% que Flávio Bolsonaro, senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, não vai recuar da pré-candidatura ao Palácio do Planalto.
02:12E avaliam, já que há essa insatisfação com o Tarcísio e uma postura pouco bolsonarista, que poderia fazer sentido lançar um candidato próprio, que é o Palácio dos Bandeirantes, justamente para ser um candidato mais bolsonarista.
02:25O entendimento é que Tarcísio não vai pegar na mão de Flávio Bolsonaro, como fez com o Ricardo Nunes na eleição de 2024, por exemplo, que vai fazer um apoio mais velado.
02:33Então que o PP progressistas poderia lançar um candidato próprio, aí sim, bastante bolsonarista, e que esse candidato, mesmo que não seja tão forte, tão competitivo contra Tarcísio, que tem boa aprovação e bons índices aí para uma possível reeleição,
02:49seria um candidato que poderia puxar votos para que o PP consiga, por exemplo, se fortalecer na Câmara dos Deputados, ou mesmo na Assembleia, com deputados estaduais e também federais.
02:59Até mesmo impulsionar o próprio Derrite. O que eu ouvi de alguns membros é que o PP deseja um candidato mais jovial, mais moderno e também mais municipalista.
03:09Há muita insatisfação dos prefeitos do Estado, que gostariam de um Tarcísio mais político, fechando acordos, o que não tem acontecido até então.
Seja a primeira pessoa a comentar