O TCU (Tribunal de Contas da União) deu um prazo de 72 horas para o Banco Central explicar a liquidação do Banco Master. O tribunal considera que a medida pode ter sido precipitada e busca esclarecimentos sobre os critérios técnicos utilizados na intervenção. Reportagem: Matheus Dias.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/fk9KOEOvS1w
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos girar nossa reportagem aqui nas ruas de São Paulo, porque o Tribunal de Contas da União deu 72 horas para o Banco Central explicar o motivo para ter liquidado o Banco Master.
00:11Quem tem os detalhes pra gente é o Matheus Dias.
00:13Matheus, o motivo pra nós, que acompanhamos toda essa história nos últimos dias, nos parece óbvio.
00:20Mas quais são as informações que você tem pra gente?
00:23Pois é, Paula, parece óbvio, mas o Tribunal de Contas da União vê algumas irregularidades.
00:31Bom dia novamente a você, bom dia ao David também.
00:34Parece óbvio porque, como você bem disse, em relação aos últimos meses ou as últimas semanas, o Banco Master tem ficado cada vez mais clara as fraudes aplicadas.
00:43Foram cada vez mais verificações, Banco Central, Polícia Federal, a prisão de Daniel Vorcaro, com depois a soltura dele determinada pelo STF, mas ainda cumprindo medidas cautelares, usando tornozeleira eletrônica e participando dessa investigação, que ainda parece estar longe de acabar, viu Paula?
00:58Mas por enquanto agora a novidade é que o TCO, por meio do ministro Jonatas de Jesus, determinou que o Banco Central tem até 72 horas pra prestar esclarecimentos porque liquidou o Banco Master.
01:12A gente sabe das fraudes, das investigações, mas pro TCU o Banco Master poderia ter tomado atitudes diferentes.
01:20Segundo o Tribunal de Contas da União, em um documento talvez tenha faltado uma certa fiscalização mais aguerrida do Banco Master, ou talvez tomado decisões diferentes, como a compra do Banco Master por outros bancos, como era o caso do Banco Fictor, que era um banco que estava interessado.
01:36E por isso o Banco Master tomou a decisão, que foi a mais agressiva, de liquidar o banco, e o TCU vê isso com certa preocupação.
01:44No documento, o Tribunal de Contas diz que o BC poderia ter demonstrado mais alternativas e tomado uma decisão menos onerosa.
01:51Diz que a corte identificou irregularidades nesse processo da liquidação.
01:56E que os documentos ainda analisaram que poderia ter havido, então, divergências internas dentro do próprio Banco Central.
02:05O despacho, então, do TCU veio depois de uma representação do Ministério Público, que viu com certa preocupação e enxergou com falha o Banco Central, a forma como ele supervisionava o banco de Daniel Vorcaro.
02:17Na nota do Ministério Público, eles dizem que a situação pode ter sido marcada por omissões e insuficiência de reação tempestiva aos sinais de degradação financeira da instituição.
02:30Nessa mesma toada, durante a semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, ele já tinha representado um documento no qual obrigava também Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central,
02:41a apresentar fatos referentes a toda essa investigação envolvendo o Banco Master.
02:46Só que nessa ocasião envolvendo o STF, analistas disseram que foi uma forma de tentar até proteger a autoridade monetária e isentar o Banco Central de qualquer culpa pelas fraudes que foram fiscalizadas e apontadas do banco de Daniel Vorcaro.
03:00No caso, então, Gabriel Galípolo disse publicamente e de pronto, também bate pronto, ele já respondeu que está disposto e apto a prestar todos os esclarecimentos ao STF.
03:11Com os documentos que ele diz ter todos catalogados. Vamos ouvir.
03:16Eu, enquanto presidente, estou à disposição, obviamente, do Supremo para poder fornecer todos os dados que a gente já forneceu ao Ministério Público, à Polícia Federal e que a gente documentou.
03:28Documentamos tudo, cada uma das ações que foram feitas, cada uma das reuniões, cada uma das trocas de mensagens, cada uma das comunicações.
03:35Tudo isso está devidamente documentado e, obviamente, estamos, como não poderia ser diferente, à disposição do Supremo e eu, em especial, presidente do Banco Central, estou à disposição para ir lá poder prestar todo tipo de suporte e apoio no processo de investigação.
03:51Então, só que depois dessa desconfiança do TCU referente ao processo de liquidação do Banco Master, a FEBRABAN, que é a Federação Brasileira dos Bancos, ela foi em defesa do Banco Central, disse ter plena confiança na autoridade monetária e, em nota, falou que o sistema financeiro brasileiro depende de uma regulação firme e uma supervisão vigilante.
04:14e disse que confia no Banco Central em todos os âmbitos de atuação.
04:18Por isso, agora, resta ouvir esses esclarecimentos de Gabriel Garipolo, que devem ser prestados em até 72 horas, já que tantos órgãos e tantos momentos já foram importantes e marcados nesses episódios que custaram a ser identificados pelo Banco Master, né?
04:35Paula, David?
04:36Pois é, Matheus, Banco Central, então, tendo que explicar agora o motivo da liquidação, né, do Banco Master, alegando uma precipitação em relação à sua decisão.
04:47Informações de Matheus Dias, falando aqui de São Paulo, daqui a pouco você volta com a gente. Matheus, obrigada.
Seja a primeira pessoa a comentar