O INSS decidiu não renovar o Acordo de Cooperação Técnica que permitia ao Banco Master oferecer crédito consignado a aposentados e pensionistas. Com isso, a instituição fica proibida de se credenciar para novas operações da modalidade nos sistemas do Instituto. Reportagem: André Anelli
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/1dW8QGwwZQs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A gente vai lá pra Brasília. O INSS decidiu não renovar o acordo de cooperação técnica que autorizava o Banco Master a oferecer crédito consignado a aposentados e pensionistas.
00:12Que decisão foi essa, Andréa Nery? Conta pra gente.
00:14Pois é, Paula, foi uma decisão divulgada pelo INSS que não permite agora com que o Banco Master faça a modalidade de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas.
00:30Essa decisão foi publicada por meio de nota, divulgada inclusive pelo governo federal.
00:36E essa nota especifica que a decisão em caráter preventivo, ela pode ser mudada justamente porque existe agora então a possibilidade de abertura de investigação por conta de algumas práticas que foram relatadas por aposentados e pensionistas.
00:54Há exemplo de cobranças indevidas e também dificuldade de cancelamento.
00:59Um trecho da nota diz o seguinte, abre aspas, a decisão de caráter preventivo decorre de análise técnica e jurídica e vai seguir válida até a conclusão das apurações em andamento ou até que a instituição financeira comprove de forma objetiva o atendimento integral à legislação e aos regulamentos que disciplinam o crédito consignado.
01:22Fecha aspas.
01:23Em outro trecho dessa nota, a decisão é fundamentada.
01:28Entre os elementos considerados estão o volume expressivo de reclamações em bases oficiais e públicas, com relatos de dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.
01:42Além de indícios de descompasso entre práticas adotadas e parâmetros normativos.
01:48Esses parâmetros, segue a nota dizendo, incluem entre outros exigências de autorização expressa, autenticação biométrica, guarda adequada de documentos e responsabilidade da instituição pela atuação de correspondentes bancários.
02:04A gente relembra que essa decisão ocorre em um momento em que o Congresso Nacional se debruça sobre uma CPI, uma comissão parlamentar mista de inquérito, para apurar justamente os descontos indevidos de aposentados e pensionistas nos benefícios recebidos no INSS.
02:23Além disso, existe um outro contexto, aquele em que houve a tentativa de compra do BRB, um banco público, aqui do Distrito Federal, do Banco Master, algo que não foi autorizado pelo Banco Central.
02:37Paula Nonato.
02:39Informações de Brasília com André Anelio. Até mais pra você, André.
Seja a primeira pessoa a comentar