Pular para o playerIr para o conteúdo principal

A presidente da Comissão Europeia diz ter votos suficientes para aprovar o tratado com o Mercosul em janeiro, adiando o sonho do governo brasileiro de fechar o pacto até o dia 20. Mariana Grilli analisa o cenário e os impactos para o agronegócio após 20 anos de espera.
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/yuYJCvB4YTo

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A gente segue aqui no tema do Luca Bassani com essa fala da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dizendo que acredita ter maioria para assinatura de um acordo, mas em três semanas, lembrando que o presidente Lula chegou a falar das negociações já.
00:25É assunto para a nossa comentarista de agronegócio, a Mariana Grilli. Está aqui no estúdio com a gente para comentar esse tema nesta manhã. Mariana, o presidente queria assinar isso até o dia 20. Não vai ser possível pelo visto. De qualquer modo, será que a gente caminha para destravar esse acordo que está aí na Berlinda há mais de 20 anos? Bom dia para você.
00:46Bom dia. Prazer estar aqui de volta. Pois é, a gente precisa ficar muito de olho nisso porque o presidente Lula é isso. A expectativa dele era assinar esse acordo até o dia 20.
00:58Mas é importante também que o Brasil saiba se posicionar muito bem neste momento. Afinal, a gente tem que observar que isso sim, está muito nítido que a Europa está com medo do Brasil.
01:13E isso acaba entrando até numa vertente um pouco mais ampla e profunda, se a gente analisar, que é essa questão de uma nova ordem mundial econômica que está se desenhando, em que a questão do uso das terras está cada vez mais evidente no planeta Terra.
01:30E a gente sabe que o Brasil tem essa capacidade de produzir em larga escala e de ao mesmo tempo também conseguir fazer de uma forma mais sustentável do que os europeus, num desafio que é a agricultura tropical.
01:46Então, exatamente por uma questão climática, a gente tem vários benefícios que os europeus não têm, por exemplo, essa questão de fazer duas, três safras dependendo da região.
01:57Então, sim, o Brasil é uma ameaça para a Europa, é uma ameaça para os franceses, nunca ficou escondido isso, mas ainda assim, acho difícil de fato a gente ter esse acordo assinado aí.
02:12Claro, em três semanas talvez seja possível, mas a gente precisa prestar muito bem atenção nesses termos, porque, por exemplo, as salvaguardas que foram faladas aí recentemente,
02:23que foram colocadas pela Europa, é exatamente uma forma de, olha, a gente pode assinar, mas se vocês estiverem pegando muito nosso mercado, a gente volta atrás e desassina.
02:35Então, assim, precisamos prestar atenção se não é um acordo que já vai nascer natimorto, que já vai nascer com tantas condições, de uma forma tão...
02:44para prender mesmo o Mercosul e principalmente o Brasil, quando a gente fala do agronegócio brasileiro, né?
02:50Que, de fato, o presidente Lula, o governo brasileiro precisa saber se posicionar, porque essa é a hora da gente mostrar essa soberania que tanto se fala, né?
02:58O presidente Lula,
Comentários

Recomendado