Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Especialistas em climatologia e infraestrutura urbana emitem um alerta preocupante: os temporais tendem a se tornar cada vez mais intensos e frequentes devido às mudanças climáticas globais. O impacto direto desse cenário é o aumento significativo do risco de apagões e colapsos na distribuição de energia nas grandes cidades. Patrícia Costa comenta

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/RHF5-IMiYf0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00especialistas alertam que os temporais tendem a se tornar mais intensos e mais frequentes com as mudanças climáticas, aumentando o risco de apagões nas cidades.
00:10Assunto aqui para a nossa comentarista de sustentabilidade, a Patrícia Costa está aqui no estúdio com a gente.
00:16Patrícia, bom dia pra você e quando a gente fala de apagão tem gente aí que se arrepia porque passou vários dias com esse apagão, principalmente em São Paulo recentemente, né? Bom dia pra você.
00:27Bom dia, Nonato, bom dia, Soray. Olha, a gente teve um na semana passada e na chuva dessa semana mais 40 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, ou seja, já não é um acidente, já não é uma coisa que acontece de forma isolada.
00:39Então as cidades, elas precisam se preparar porque com o aquecimento do planeta a gente vai ter mais umidade do ar e com isso os temporais ficam mais intensos, os ventos também e as chances da gente viver esses apagões de forma mais constantes também se intensifica.
00:56Então agora é preciso planejar a infraestrutura das cidades para esse novo padrão climático que já existe por causa das mudanças climáticas.
01:06Colocar cabeamentos mais resistentes, mapear ali as zonas que são mais sensíveis a esses apagões, aplicar também a automação para que quando houver esse desligamento seja mais rápido religar.
01:18A gente vê aí nas imagens, né? Árvores que caem durante essas tempestades. Por quê?
01:24Algumas espécies, elas não são apropriadas para as cidades, elas não são feitas para ficarem ali nas calçadas.
01:31Então as raízes ficam mais expostas e com isso os ventos acabam derrubando essas árvores sobre a fiação e também, né? Traz consequências aí, pode, né? Trazer riscos aí à vida das pessoas, aos carros que passam por ali.
01:43Então, nesses locais onde há mais árvores desse tipo, também é necessário fazer um mapeamento para que essa fiação seja subterrânea, né?
01:53É lógico que é um investimento muito alto fazer isso em toda a cidade, mas se ela foi feita justamente nos locais estratégicos, a gente evita que esses temporais tragam mais efeitos aí com esses apagões por toda a cidade.
02:06Olha, isso já acontece em várias cidades pelo mundo, a Dinamarca, a Alemanha, inclusive parte da Ásia também já investe nesse cabeamento subterrâneo e também nesses pontos mais frágeis, colocar esses cabeamentos mais resistentes.
02:19As podas dessas árvores que não são feitas para ficarem nas calçadas e a substituição gradual, plantando aí mais árvores que são feitas para reter a água, para a gente evitar aí os efeitos aí do efeito estufa, para aumentar aí, diminuir essa umidade do ar e esses temporais também ajudam a combater esse efeito.
02:39Então agora, gente, as cidades precisam ficar mais resilientes para esse clima que já mudou, a gente sempre teve temporais em verão, em setembro, eles são comuns, mas a gente tem percebido que esses temporais têm sido acompanhados de mais ventos, de mais queda de árvores, de mais apagões.
02:54Então agora é uma questão de infraestrutura e com isso planejamento para que a gente possa evitar esses transtornos aí que essa cidade de São Paulo viveu durante muito tempo na semana passada e na semana seguinte de novo e assim consequentemente a gente vai vivendo mais esse tipo de prejuízo, né?
03:09Se a gente não investir na prevenção.
03:11Esse é o ponto, investimento e prevenção, porque a questão do cabeamento é claro, é o que você disse, é muito cara.
03:17É, demora, não é uma coisa fácil.
03:19Mas se você não começar, não der um pontapé inicial, a coisa não vai andar nunca, né?
03:23Então, vamos começar.
03:23É, existem áreas mais sensíveis, né?
03:25Que precisam mapear, a gente sabe quais são os bairros que ficam sem energia automaticamente, né?
03:29Você conversa com as pessoas, você percebe assim, olha, aqui tem um raio, a energia já cai.
03:35Então existem áreas mais sensíveis.
03:36Esse que a energia já cai, por exemplo, tem cidades que investem em automação.
03:40É um assunto muito debatido sobre essa resiliência climática, ou seja, você consegue fazer com que a energia caia naquele momento para que não haja esse curto circuito e depois você religa assim que o temporal passa.
03:51Melhor ficar meia hora sem energia do que dias e dias, né?
03:54Depois para consertar esse cabeamento que também tem custo e que nós todos pagamos, né?
03:59Imagina, a gente está com bandeira vermelha, bandeira amarela, conta de luz mais alta e mesmo assim muita gente sem ela dentro de casa por falta de investimento também em prevenção.
04:09Chuva não é mais acidente, a gente tem como prever, então é preciso fazer essa infraestrutura ser mais adaptável a esse momento.
04:15Obrigado, Patrícia.
04:16Obrigada, gente. Tchau, tchau.
04:17Tchau.
04:17Tchau.
04:17Tchau.
04:17Tchau.
Comentários

Recomendado