Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principal
  • há 1 dia
EUA atacam União Europeia com o golpe mais duro de sempre, enquanto bloco pondera futuro da aliança

Depois de uma semana difícil, em que os EUA criticaram a UE em todos os domínios, desde a migração à regulamentação, os europeus estão a refletir sobre o futuro da relação transatlântica, mas continuam divididos quanto à forma de reagir.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/12/10/eua-atacam-uniao-europeia-com-o-golpe-mais-duro-de-sempre-enquanto-bloco-pondera-futuro-da

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Na semana passada, a administração Trump criticou a União Europeia de forma mais agressiva do que nunca.
00:09Primeiro, um documento da Estratégia de Segurança Nacional do Governo dos Estados Unidos alertou que o bloco deveria mudar de rumo numa série de temas.
00:18Sob pena de vir assistir a um apagamento civilizacional.
00:21Já Elon Musk sugeriu que a União deveria ser abolida depois de a sua rede social X ter sido multada por violar regras digitais.
00:31Trump reforçou ainda a sua posição face ao bloco.
00:35Em entrevista ao Politico, recorreu a uma linguagem especialmente dura para descrever os aliados europeus.
00:51A Comissão Europeia optou por não alimentar estas tensões, mas os críticos afirmam que a solução pode passar por assumir uma maior responsabilidade e uma maior independência em áreas críticas.
01:21Os europeus estão agora a refletir sobre o futuro das relações transatlânticas, mas continuam divididos sobre como responder.
01:48A presidente da Comissão Europeia, aliás, ainda não se pronunciou sobre a Estratégia de Segurança Nacional do Washington nem sobre a multa aplicada a Musk.
Comente primeiro
Adicione o seu comentário

Recomendado