A Polícia Civil de São Paulo prendeu, em 9 de dezembro de 2025, um suspeito do roubo de obras de Henri Matisse e Candido Portinari na Biblioteca Mário de Andrade. O crime ocorreu no dia anterior, no centro da capital, e a polícia segue em busca de um segundo envolvido.
Reprodução: AFP
Acesse o site:
uai.com.br em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais: instagram.com/estadodeminas twitter.com/portalUai twitter.com/em_com
00:00A Polícia Civil de São Paulo deteve nesta segunda-feira um dos dois suspeitos de participar do roubo de obras do francês Henri Matisse e do brasileiro Cândido Portinari na capital paulista, enquanto continuou as buscas por um segundo suspeito.
00:14Dois homens armados invadiram no domingo a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e roubaram oito gravuras de Henri Matisse, um dos grandes pintores do século XX, do livro ilustrado Jazz, publicado na França em 1947.
00:28Além de outras cinco de Cândido Portinari, um dos pintores mais renomados da história do Brasil, da obra Menino de Engenho, de 1959.
00:38As gravuras de Matisse Portinari faziam parte de uma exposição sobre o movimento modernista, realizada em colaboração entre a Biblioteca Mário de Andrade e o Museu de Arte Moderna de São Paulo.
00:48De acordo com as autoridades, os criminosos renderam uma vigilante e um casal de idosos que visitava a biblioteca.
00:55Em seguida, roubaram as gravuras e as guardaram em uma sacola de lona antes de saírem pela porta da frente.
01:01Segundo a polícia, o suspeito foi localizado nesta segunda-feira na região central da cidade, ao ser identificado após um trabalho de inteligência, investigação e análise de câmeras de segurança que registraram a ação criminosa no domingo.
01:15A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o veículo utilizado na fuga foi localizado nesta segunda e encaminhado para a perícia técnica.
01:25A Prefeitura de São Paulo ainda não informou o valor estimado das obras roubadas.
01:29A Prefeitura de São Paulo ainda não informou que o veículo utilizado na fuga foi localizado.
Seja a primeira pessoa a comentar