Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 horas
Mulheres de diversas cidades brasileiras foram às ruas neste domingo (7/12) para denunciar o aumento dos casos de feminicídio e protestar contra todas as formas de violência e de desrespeito ao direito das mulheres. Mobilizadas por coletivos feministas, movimentos sociais e organizações de mulheres, as manifestações tiveram como objetivo romper o silêncio, exigir justiça e afirmar que a sociedade não aceitará mais a impunidade.

Com o lema "Basta de feminicídio. Queremos as mulheres vivas", os atos reuniram mulheres, homens e crianças em diversas cidades e capitais espalhadas pelo país. Em São Paulo, o ato ocorreu às 14h no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, e reuniu grande público com cartazes, faixas e discursos pedindo o fortalecimento das políticas de proteção às mulheres.

Créditos: AFP

Leia mais:
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/12/7308699-movimento-mulheres-vivas-toma-o-pais-em-protesto-contra-feminicidio.html

=================================================
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/@correio.braziliense

Siga o Correio Braziliense nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/correio.braziliense/
Twitter - https://twitter.com/correio
Facebook - https://www.facebook.com/correiobraziliense/
=================================================

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00As ruas de várias cidades brasileiras foram palco de manifestações que pediram o fim da violência contra as mulheres.
00:11Movimentos sociais se reuniram no domingo em São Paulo, mas ações semelhantes ocorreram em diversas cidades do país, após o aumento dos casos de feminicídio.
00:21O que a gente não sabe é que o número é muito maior, porque todos os dias, todos os dias, inúmeras, inúmeras mulheres sofrem violência.
00:33Não só violência física, violência psicológica, violência patrimonial, violência de todas as formas possíveis e imagináveis, as mulheres sofrem todos os dias.
00:43E basta. A gente não aguenta mais. A gente só quer viver.
00:45Está se matando mulheres como se nada. O homem mata, vai e paga lá uma quantia e sai pela porta da frente da Ana Garcia.
00:57Chega, chega. Nós não podemos mais aceitar. Somos seres humanos. Nós que damos a vida.
01:06É de nosso corpo que geramos vida. Nós não podemos mais aceitar.
01:11O movimento Levante Mulheres Vivas afirmou que foram convocados atos de protestos em cerca de 20 estados.
01:18Os manifestantes pedem uma maior participação da sociedade na luta contra a violência que tem as mulheres como alvo, além de punições maiores para os criminosos.
01:30Olha, eu acho extremamente importante que os homens se engajem nessa luta, porque na verdade é uma questão de masculinidade o feminicídio.
01:40E é a impunidade desses homens que cometem essas atrocidades que faz com que a coisa cresça.
01:48Eu acho extremamente importante que todos os homens se engajem para que a gente possa pôr um filho nisso, porque não tem cabimento.
01:55Nos últimos dias, assassinatos e casos de violência contra as mulheres ganharam repercussão nacional.
02:01Segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero, cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses.
02:13Em 2024, 1.459 mulheres foram vítimas de feminicídios.
02:20Este ano, o Brasil já registrou mais de 1.180 feminicídios, de acordo com o Ministério das Mulheres.
02:26O Brasil já registrou mais de 1.180 feminicídios.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado