Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 20 horas
Heron Cid fala sobre ''os leões que matam um Gerson por dia''.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Paraibanos e paraibanas, do histórico de abandono familiar a transtornos mentais, passagens pela polícia até a cova dos leões.
00:16Esse é o roteiro do que poderia ser um filme, um filme com um desfecho muito trágico.
00:24A história de um jovem de 19 anos de idade que inusitadamente comete um ato absolutamente surreal, escalar a jaula de uma leoa num parque zoobotânico, num zoológico e literalmente chegar à boca de uma leoa.
00:48Mas só que essa história que tem um destino de dor, de choque, ela começa muito antes, desde um histórico familiar de casos de esquizofrenia, diagnóstico de esquizofrenia, até a pequenos delitos.
01:10Quase todos na avaliação de psiquiatras e psicólogos como uma forma de chamar a atenção ou de reivindicar uma atenção e um acolhimento que não veio nem da família, nem tampouco do poder público.
01:26E o que a história triste do jovem Gerson de Melo, conhecido como Vaqueirinho, que morreu em João Pessoa, no Parque da Bica, ela nos traz ou nos deve trazer de lição, além das manchetes e dos olhares sensacionalistas de um público ávido por tragédias.
01:50Falhou o sistema de justiça, a falência do sistema de tratamento de doenças mentais, muitas vezes focado muito mais em ideologia do que na técnica e na ciência.
02:10E falhou também todos nós da sociedade que mantemos casos de transtornos psiquiátricos, de casos de esquizofrenia, sempre colocando para debaixo do tapete e invisibilizando essas pessoas que ao invés de polícia,
02:30falhamos quase todos nesse processo, mas falharemos ainda mais se daqui a poucos dias tratarmos esse processo.
03:00Esse caso, apenas como uma estatística, sem providências, sem novas posturas, novos olhares para uma situação que grita, muitas vezes no silêncio, outras vezes no rugido de leões.
03:23De João Pessoa, Eron Cid.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado